skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Uma Juventude à Flor da Pele: o dilema de adolescer ou adoecer

Saggese, Edson

Educação & Realidade, 2021, Vol.46 (1)

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Uma Juventude à Flor da Pele: o dilema de adolescer ou adoecer
  • Autor: Saggese, Edson
  • Assuntos: Adolescência ; Child psychology ; COVID-19 ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Lesões Autoprovocadas ; Medicalização ; Psicanálise ; Psychoanalysis ; Self destructive behavior ; Suicides & suicide attempts
  • É parte de: Educação & Realidade, 2021, Vol.46 (1)
  • Descrição: Resumo: O crescimento das lesões de pele autoprovocadas e a elevação das taxas de suicídio em faixas etárias mais jovens indicam um profundo mal-estar no adolescer contemporâneo. A tendência a medicalização de diversos aspectos da vida tem produzido uma abordagem reducionista desses fenômenos, dificultando o estabelecimento de fronteiras entre o adolescer e o adoecer. A pandemia do Covid-19 acentuou o sofrimento psíquico entre os adolescentes. Como alternativa a medicalização das crises subjetivas é necessário dar voz aos jovens para que possam transformar a angústia e o desalento em participação ativa no processo de mudanças da sociedade. Abstract: The growth of self-inflicted skin lesions and the increase in suicide rates in younger age groups show a deep malaise in contemporary adolescents. The trend towards medicalization of various aspects of life has produced a reductionist approach to these phenomena, making it difficult to set boundaries between adolescence and illness. The Covid-19 pandemic accentuated the psychological distress among the adolescents. As an alternative to the medicalization of subjective crises, it is necessary to give a voice to the young people so that they can transform anguish and dismay into an active participation in the process of changing society.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.