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Mulheres no pop, no espaço e na tecnologia reflexões sobre gênero e ciência, e o videoclipe como ferramenta na difusão científica

Stella Cêntola Pupo Emerson Ferreira Gomes

2019

Localização: EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (t305.4 P984m )(Acessar)

  • Título:
    Mulheres no pop, no espaço e na tecnologia reflexões sobre gênero e ciência, e o videoclipe como ferramenta na difusão científica
  • Autor: Stella Cêntola Pupo
  • Emerson Ferreira Gomes
  • Assuntos: MULHERES; CIÊNCIA; FICÇÃO CIENTÍFICA (GÊNERO); VIDEOCLIPE; ANÁLISE DO DISCURSO; DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Essa dissertação consiste na análise das representações das mulheres em videoclipes de música pop com temáticas relacionadas à ficção científica, baseada no substrato teórico da análise do discurso e da semiótica greimasiana. A partir dos videoclipes foram realizadas atividades de divulgação científica voltadas a pré-adolescentes de um Centro para Crianças e Adolescentes, localizado no bairro Jardim Keralux, na cidade de São Paulo. Estas atividades buscaram colocar em evidência a figura da mulher em produtos midiáticos que têm relação com a ciência, utilizando, além do videoclipe, algumas personagens de quadrinhos e séries televisivas, também de ficção científica. As 5 atividades desenvolvidas com os(as) pré-adolescentes priorizaram o lúdico e o diálogo, tendo como metodologia norteadora a pesquisa-ação, processo que liga intimamente teoria à prática. Estão presentes, além da análise dos videoclipes e atividades, discussões teóricas sobre ciência, divulgação científica, mulher e ciência e as relações entre mídia, ciência e tecnologia, que afetam direta e indiretamente as mulheres. As reflexões e as atividades práticas demonstraram a importância do desenvolvimento de uma perspectiva crítica em relação à mídia e à ciência e tecnologia, e que produtos midiáticos podem ser uma boa maneira de introduzir assuntos de interesse, atuando como ferramenta capaz de atrair a atenção das(os) pré-adolescentes... (Continua)
    (Continuação) Foi possível perceber que as atividades funcionaram como uma espécie de diagnóstico sobre as(os) pré-adolescentes, como o que pensam sobre as mulheres, sobre a ciência, o bairro em que moram, a escola em que estudam, o que gostam de fazer e como se comportam em grupo, além de aproximá-los(as) do espaço em que se encontra a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 151 p il.
  • Idioma: Português

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