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Desempenho térmico de fachadas ventiladas opacas: uma revisão sistemática

Goulart, Mariana Fortes ; Labaki, Lucila Chebel

Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2022-09, Vol.13, p.e022026 [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Desempenho térmico de fachadas ventiladas opacas: uma revisão sistemática
  • Autor: Goulart, Mariana Fortes ; Labaki, Lucila Chebel
  • É parte de: Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2022-09, Vol.13, p.e022026
  • Descrição: As fachadas ventiladas têm sido apontadas como uma solução viável para melhoria do desempenho térmico de edifícios, beneficiando, assim, sua eficiência energética. Dentre os diversos tipos desse sistema, a literatura aponta uma escassez de estudos acerca das fachadas ventiladas opacas. Assim, este trabalho tem como objetivo reunir pesquisas sobre o desempenho térmico de fachadas ventiladas opacas por meio da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), considerando o local onde as pesquisas foram feitas, o método utilizado e os principais parâmetros que influenciam no desempenho térmico dessas fachadas. A RSL se mostrou eficiente em traçar o panorama desejado, indicando que este modelo de fachada consiste em uma tecnologia explorada apenas recentemente no meio acadêmico, com pesquisas concentradas no continente europeu, principalmente na Espanha, Itália e Portugal, evidenciando o clima mediterrâneo como foco das pesquisas. A maior parte das pesquisas foi realizada com simulações computacionais, seguidos pelos métodos experimentais, que validaram os modelos matemáticos dos programas de simulação. Com a RSL, identificaram-se as condições externas e os aspectos da geometria que mais influenciam no desempenho térmico dessas fachadas. Dentre as condições do meio externo, a radiação solar e as estações do ano foram os parâmetros mais abordados nas pesquisas. Em relação à geometria da fachada, as aberturas na fachada ventilada (presença ou ausência de juntas e grelhas), a altura da cavidade e o material que compõe a camada externa foram as variáveis mais estudadas.
  • Idioma: Inglês

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