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Comunicação organizacional e efeitos pathêmicos do discurso caso Samarco : um mar de lama ou de emoções?

Bárbara Miano Luiz Alberto de Farias

2017

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t658.45 M618c (corrigida) )(Acessar)

  • Título:
    Comunicação organizacional e efeitos pathêmicos do discurso caso Samarco : um mar de lama ou de emoções?
  • Autor: Bárbara Miano
  • Luiz Alberto de Farias
  • Assuntos: Charaudeau, Patrick; COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL; ANÁLISE DO DISCURSO; EMOÇÕES; Discourse'S Pathemics Effects; Emotions In Discourse; Organizational Communication; Organizational Discourse
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Embora as emoções sejam essenciais à condição humana, fragmentos teóricos e contemporâneos indicam que há uma carência de produção científica sobre o tema no campo da comunicação organizacional. Com isso, ao mesmo tempo em que existe uma deficiência teórica sobre o tema no campo da comunicação organizacional, ao longo da história das organizações, também houve uma supressão da subjetividade em detrimento da valorização cartesiana e quantitativa. Nesse sentido, a presente dissertação visa desenvolver uma pesquisa científica que elabore a problemática sobre como os efeitos pathêmicos do discurso são utilizados por uma organização envolvida em um caso de acidente de proporções marcantes, como estratégia de neutralização de danos de imagem e reputação, e colaborar com a pesquisa no campo da comunicação organizacional, desenvolvendo um estudo que resulte contribuições científicas para a área de relações públicas, em especial a partir do estudo das emoções no discurso organizacional. Sendo assim, esse estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa aplicada de nível descritivo e, nos primeiros três capítulos utiliza como procedimento metodológico predominante a revisão bibliográfica de autores como Farias, Trindade, Mosca, Santaella, Kunsch, Charaudeau, Maingueneau, Freitas e Halliday. Já no quarto e quinto capítulos foram utilizadas, como estratégias de coleta de dados, a observação simples, pesquisa documental e entrevista com as responsáveis pela área de comunicação da Samarco. A partir de um cruzamento elaborado entre uma pesquisa na plataforma Google Trends e as categorias de produções de efeitos pathêmicos de Charaudeau (2010), chegou-se à delimitação do corpus de análise que foi composto pela ação de comunicação "É sempre bom olhar para todos os lados" da Samarco. Com isso, utilizou-se como modelo de abordagem a análise do discurso sugerida
    por Charaudeau (2010) para a aferição dos efeitos pathêmicos do discurso que está categorizada entre - situação de comunicação, universos de saber partilhado e estratégia enunciativa. Por fim, considera-se que a organização da ação enquanto iniciativa de relações públicas voltada para a transparência e esclarecimento das atitudes tomadas pela Samarco para a contenção de danos causados pelo acidente na vida de moradores do distrito de Bento Rodrigues fora válida enquanto tentativa de legitimação institucional, tanto com funcionários quanto no domínio público, via imprensa espontânea e contexto das mídias digitais orgânicas (youtube, facebook, twitter). Entretanto, a ação apenas passa a ser um problema comunicacional de posicionamento e legitimação quando adota, como dispositivo transportador do discurso, a mídia paga (espote publicitário e inserção de espaço pago em revista de alto impacto). Ora, isso ocorre, pois os dispositivos pagos, conforme enumera Charaudeau (2010, p. 85), estão inscritos na lógica contratual aceita entre enunciador e interlocutor de semi-engano
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 253 p il..
  • Idioma: Português

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