skip to main content

Using project-based learning to teach project-based learning: lessons learned

Amaral, João Alberto Arantes do

Pro-posições, 2021, Vol.32 [Periódico revisado por pares]

UNICAMP - Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Using project-based learning to teach project-based learning: lessons learned
  • Autor: Amaral, João Alberto Arantes do
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; project-based learning ; systemic impacts ; teaching and learning
  • É parte de: Pro-posições, 2021, Vol.32
  • Descrição: Abstract This article reports the lessons learned using a project-based learning (PBL) approach for teaching the project-based learning methodology itself. This study was conducted with 33 graduate students from the Faculty of Education of the University of São Paulo, Brazil. This paper explains the course goals, design, and curriculum. Data were collected by means of focus group activities, electronic surveys, and students’ project websites, and analyzed to determine recurrent themes. The main findings were the following: (1) The course design, which followed the seven essential project design elements proposed by Larmer, Mergendoller, and Boss (2015), was very effective; (2) Centering learning around a meaningful project – the creation of a book about PBL experience – motivated students to do their best. However, the hard work came at a price: students reported experiencing fatigue and stress; and (3) The learning dynamics provided students with the experience of combining theory and practice, interviewing subjects, reflecting about the learning process, and sharing knowledge. Resumo Neste artigo, os autores apresentam as lições aprendidas usando a abordagem de aprendizagem baseada em projetos para ensinar a própria metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Trinta e três alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil, estiveram envolvidos. Este artigo explica os objetivos, a estruturação e o currículo do curso. Os dados foram coletados por meio grupos focais, questionários eletrônicos e website do projeto realizado pelos alunos. Os dados foram analisados para determinar temas recorrentes. As principais conclusões foram as seguintes: (1) A estruturação do curso, que seguiu os sete elementos essenciais de estruturação de um projeto, conforme proposto por Larmer, Mergendoller e Boss (2015), foi muito eficaz; (2) A centralização do aprendizado em torno de um projeto significativo - a criação de um livro sobre a experiências em aprendizagem baseada em projetos - motivou os alunos a fazer o melhor possível para desenvolver o projeto. No entanto, o trabalho duro teve seu preço: os estudantes experimentaram fadiga e estresse; (3) A dinâmica da aprendizagem proporcionou aos alunos a experiência de combinar teoria com prática, entrevistar pessoas, refletir sobre o processo de aprendizagem e compartilhar conhecimentos.
  • Editor: UNICAMP - Faculdade de Educação
  • Idioma: Inglês;Português;Alemão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.