skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Initial training and professional performance in Physical Education: the matter of dance; Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão

Ehrenberg, Mônica Caldas; Fernandes, Rita De Cassia

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 415-425

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte 2018-09-10

Acesso online

  • Título:
    Initial training and professional performance in Physical Education: the matter of dance; Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão
  • Autor: Ehrenberg, Mônica Caldas; Fernandes, Rita De Cassia
  • Assuntos: Higher Education; Curriculum; Language; Arts; Educação Superior; Currículo; Linguagem; Arte
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 3 (2018); 415-425
  • Descrição: This descriptive paper investigated the interfaces of dance knowledge in undergraduate study and professional practice in Physical Education in São Paulo State degree courses. The participants were twenty teachers working area. The questionnaire and document analysis of the programs of the disciplines related to dance four higher education institutions to which the subjects were submitted in its early formations were used. The data were analyzed through content analysis and the results indicated that knowledge to professional practice, allowing the texture of some relationships between training and professional performance. We highlight being necessary to clearly present the methodological and evaluative processes involving dance, creative experiences, the context of historical, cultural and social meanings hovering over her as key elements in the training of future teachers of Physical Education.
    Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077/160848
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2018-09-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.