skip to main content

Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade

Silva, Ailton Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2008-03-05

Acesso online

  • Título:
    Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
  • Autor: Silva, Ailton Dos Santos
  • Orientador: Costa, Carlos Roberto Zibel
  • Assuntos: Arquivo De Informação; Interface Design; Usabilidade; Web Design; Information Architecture; Usability
  • Descrição: O design é abordado neste trabalho desde a sua criação com a Bauhaus, passando por suas definições e conceituações, assim como também aponta os avanços tecnológicos da informática em especial à computação gráfica como ferramenta salutar ao designer gráfico. O mundo digital traz ao designer novas segmentações de atuação como o interface designer e o Web designer. O design, mesmo que historicamente exista há muito mais tempo do que a sua institucionalização como profissão independente no Brasil, firma-se na modernidade e ganha-se força neste momento contemporâneo, até definindo, em algumas situações e questões econômicas de mercado. Há uma singularidade no design que aglutina virtualmente duas características: facilitação da leitura e informação - que é o Web design, pois ao mesmo tempo em que informa o conteúdo de um Web site, demonstra o caminho a ser navegado e toda a sua interatividade. Com a disposição das novas mídias digitais¹, é salutar acompanhar o crescimento vertiginoso e preponderante que as informações permeiam com mais amplitude, permitindo a cada instante ganhar o aperfeiçoamento e a descoberta de novos meios de explicitar a mensagem com rapidez e objetividade oriundos num mundo moderno e globalizado em que vivemos. As universidades e faculdades, como facilitadoras de aprendizagem, investem em novas tecnologias para disseminar seus cursos, seus produtos, sua infraestrutura, e também utiliza dos recursos da Web para oferecer cursos on-line². Nessa linha de raciocínio, sobre o que é funcional, eficaz e ao mesmo tempo audacioso em um Web site, é analisado neste trabalho 80 instituições de ensino superior brasileiras, objetivando uma inovação no que diz respeito a usabilidade, baseado numa arquitetura de informação estruturada. A metodologia adotada baseia-se numa sequência de ítens de maior relevância, do ponto de vista técnico e operacional de usabilidade, juntamente com assuntos de interesse comuns apontados pelo público alvo. A análise remete a um diagrama de ordem quantitativa e, posteriormente, qualitativa, que evidencia aspectos inerentes ao interface design.
  • DOI: 10.11606/T.16.2008.tde-20052010-093843
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2008-03-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.