skip to main content

Relatório de análise estatística sobre o projeto: "efeito da ingestão de leite fermentado com lactobacillus casei shirota na flora intestinal"

Carmen Diva Saldiva de André Frederico Zanqueta Poleto; Simone Curti

São Paulo IME-USP 2002

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA A555r 2002 v.16 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto: "efeito da ingestão de leite fermentado com lactobacillus casei shirota na flora intestinal"
  • Autor: Carmen Diva Saldiva de André
  • Frederico Zanqueta Poleto; Simone Curti
  • Assuntos: ESTATÍSTICA (RELATÓRIO TÉCNICO)
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/3ea6284b-551c-4c0d-a30c-4bb5bcbc92ad/1288474.pdf. Acesso em: 09 maio 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-02P16
  • Descrição: O termo flora intestinal refere-se à coleção de bactérias que reside normalmente nos intestinos do homem. O Lactobacillus casei Shirota é um microorganismo regulador da flora intestinal. Não sendo um componente natural da flora intestinal, sua presença está condicionada à ingestão de alimentos que o contenham, como o Yakult. Este estudo é composto por três subprojetos. No primeiro deles, crianças que estavam ingerindo antibióticos do tipo beta-lactâmicos receberam leite fermentado com ou sem Lactobacillus casei Shirota. Foram realizadas contagens de treze tipos de bactérias em amostras de fezes coletadas no início, durante e após o uso do antibiótico. Na análise sem considerar o tempo decorrido entre as coletas, foram detectadas diferenças significativas nas contagens médias nos dois grupos para Lactobacillus totais. Entretanto, ao considerar o número de dias transcorridos entre as coletas, não foram detectadas diferenças entre os dois grupos. Em um segundo subprojeto, adultos que não estavam tomando antibiótico também receberam leite fermentado com (Yakult) ou sem (Chamito) Lactobacillus casei Shirota. Foram realizadas contagens das mesmas bactérias consideradas no subprojeto anterior em amostras de fezes coletadas no início da ingestão do leite fermentado e 2, 4 e 6 semanas após o início da ingestão. A variação média das contagens das bactérias com relação à semana 0 no grupo que ingeriu Yakult foi significativamente maior que a do grupo que ingeriu Chamito para Lactobacillus totais e Bacteróides, em todas as semanas. Para as demais bactérias, não foram detectadas diferenças significativas entre os grupos Chamito e Yakult em todas as semanas.
    Com o objetivo de caraterizar a flora intestinal em diferentes faixas etárias, em um terceiro subprojeto, as mesmas treze bactérias consideradas nos subprojetos anteriores foram contadas em amostras de fezes coletadas em bebês, crianças e adultos que não estavam ingerindo leite fermentado e antibiótico. As médias das contagens dos bebês e dos adultos foram consideradas iguais, e menores que a das crianças para Lactobacillus totais. As médias das contagens das crianças e dos adultos foram consideradas iguais, e menores que a dos bebês para Aeróbios totais, Bifidobacterium totais, Enterobacteriaceae e Enterococcus. Para Bacteroides não houve evidências de diferenças nas contagens médias de bebês e adultos, e crianças e adultos; e a contagem média para os bebês foi significativamente maior que a das crianças. Para as demais bactérias, não foram detectadas diferenças significativas entre os grupos bebês, crianças e adultos.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 86 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.