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O processo de alfabetização em escolas da zona rural e urbana de Monte Negro-RO caracterização das condições de aprendizagem da leitura e escrita em crianças da primeira série

Mariana Germano Gejão Andreza Monforte Miranda; Luciana Aparecida Pereira Veiga; José Roberto de Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (12. 2004 Foz do Iguaçu, PR); Congresso Sulbrasileiro de Fonoaudiologia (2. 2004 Foz do Iguaçu, PR)

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v. 9, 2004. Suplemento especial

São Paulo SBFa 2004

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  • Título:
    O processo de alfabetização em escolas da zona rural e urbana de Monte Negro-RO caracterização das condições de aprendizagem da leitura e escrita em crianças da primeira série
  • Autor: Mariana Germano Gejão
  • Andreza Monforte Miranda; Luciana Aparecida Pereira Veiga; José Roberto de Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (12. 2004 Foz do Iguaçu, PR); Congresso Sulbrasileiro de Fonoaudiologia (2. 2004 Foz do Iguaçu, PR)
  • Assuntos: ALFABETIZAÇÃO; CRIANÇAS
  • É parte de: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v. 9, 2004. Suplemento especial
  • Notas Locais: Publicação em CD-ROM - MPC - 186
  • Descrição: Para a alfabetização infantil é necessário a interrelação das condições familiares, das características profissionais do professor, dos aspectos estruturais e dinâmicos da escola, e do contexto social em que a criança está envolvida. Portanto, este trabalho objetiva caracterizar a aprendizagem da leitura e escrita, através da aplicação de 10 questionários direcionados aos professores, 63 aos pais, e 63 protocolos de triagem fonoaudiológica aplicados nos alunos de primeira série de escolas públicas rurais e urbanas de Monte Negro - RO. Com os professores, foi observado que 40% apresentam nível superior incompleto; 50% apresentam tempo de experiência no ensino entre 11 e 15 anos; 70% não realizam cursos de atualização; 60% utilizam o método de silabação para a alfabetização e 40% afirmam que a falta de colaboração dos pais é a maior dificuldade para a alfabetização. Com os pais foi observado que, 66,67% dos alunos apresentam idade entre 6 e 7 anos; 45,71% dos alunos que repetiram de ano possuem pais com queixas educacionais; 93,65% gostam de ir à escola; 53,96% dos pais apresentam queixa escolar sendo que 30,23% afirmam ser esta, dificuldades na leitura e/ou escrita; 80,95% afirmam participar do processo de alfabetização de seus filhos; 34,92% afirmam que a alfabetização é importante para o futuro de seus filhos. Nas triagens com os alunos, foi constatado que 74,6% se encontram nos níveis silábico e silábico-alfabético de alfabetização; aglutinações e representações
    múltiplas são os erros mais encontrados nos 7,93% dos alunos que se encontram no nível alfabético. Diante desses resultados, concluí-se 51 (80,95%) apresentaram dificuldades em relação ao processo de alfabetização e que os níveis de conhecimento, a prática dos professores, o nível de participação da família no processo de alfabetização e, as condições escolares exercem influências no processo de alfabetização
  • Editor: São Paulo SBFa
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 1v CD-ROM - Res.TL0272.
  • Idioma: Português

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