skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

As origens do Superman na Era de Prata e na Era de Bronze: uma análise semiótica; The origins of Superman in the Silver and Bronze Ages: a semiotic analysis: uma análise semiótica

Bressan, Adriano Braga; Dos Santos Gomes, Nataniel

9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219547

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2024-06-20

Acesso online

  • Título:
    As origens do Superman na Era de Prata e na Era de Bronze: uma análise semiótica; The origins of Superman in the Silver and Bronze Ages: a semiotic analysis: uma análise semiótica
  • Autor: Bressan, Adriano Braga; Dos Santos Gomes, Nataniel
  • Assuntos: História Em Quadrinhos; Era De Prata; Era De Bronze; Superman; Semiótica; Silver Age; Bronze Age; Semiotics; Comics
  • É parte de: 9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219547
  • Descrição: Propõe que sejam demonstradas e comparadas duas fases do precursor das histórias de superaventura, o Superman. Para tanto, foram retomados os contextos de produção da chamada Era de Prata e a Era de Bronze dos quadrinhos, que passaram por diferentes autores, responsáveis por tornar o herói tanto vendável quanto significativo à época. Detalhes editoriais, escolhas narrativas e alguns fatos que contribuíram no plano discursivo foram abordados, a exemplo do Comics Code Authority, uma tentativa de censura que fez com que tudo o que era conhecido no universo dos super-heróis fosse modificado. Para realizar esta análise, foi utilizado o método abdutivo desenvolvido por Charles Sanders Peirce (1839-1914), o qual, por meio da união entre semiótica e comunicação, permitiu que fosse abordada a forma como o Superman, inserido nas mudanças de era, deixava de significar-se, gerando um estado de dúvida, para posteriormente reassumir sua imagem e inserir-se como o próprio herói. Sob a terminologia do aspecto triádico do autor, nos ativemos à análise das cores do uniforme do herói na tentativa de elucidar ao leitor sobre o quanto a sua existência, quando reunidas, superam aquilo que é posto em dúvida nos saltos cronológicos dos roteiros do personagem. Dessa forma, firmamos saber quem é o Superman, independentemente da época, de sua silhueta e de sua personalidade.
    This research aims at showing the comparison of those two phases of the forerunner of super adventure stories, the Superman. To achieve this goal, the production contexts of the so-called silver age and the bronze age of comics were resumed, which went through different authors, responsible for making the hero as salable as it was significant at both eras. Editorial details, narrative choices and some facts that moved in the discursive plan were thought, like the Comic Code Authority, an attempt at censorship that caused everything that was known in the universe of superheroes to be modified. To carry out this analysis, the abductive method developed by Charles Sanders Peirce (1839-1914) was used, which through the union between semiotics and communication, allowed to approach the way in which Superman, inserted in the changes of era, transported from to signify himself, generating a state of doubt, to later reassume his image and insert himself as the hero, believing what is called a “state of belief” (PEIRCE apud KINOUCHI, 2021).
  • DOI: 10.11606/2316-9877.%y..219547
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/219547/205330
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2024-06-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.