skip to main content

Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica

Neubern, Maurício da Silva

Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2016, Vol.32 (spe) [Periódico revisado por pares]

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica
  • Autor: Neubern, Maurício da Silva
  • Assuntos: complexity ; hypnotic communication ; iconicity ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; semiotics ; trance
  • É parte de: Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2016, Vol.32 (spe)
  • Descrição: RESUMO O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.
  • Editor: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.