skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Em busca da visibilidade: um estudo exploratório sobre a midiatização do subcampo gastronômico da cidade de São Paulo

Linares, Nicolás Llano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-06-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Em busca da visibilidade: um estudo exploratório sobre a midiatização do subcampo gastronômico da cidade de São Paulo
  • Autor: Linares, Nicolás Llano
  • Orientador: Barreto Filho, Eneus Trindade
  • Assuntos: Cultura Alimentar; Práticas Midiáticas; Midiatização; Teoria Dos Campos; Gastronomia; Gastronomy; Mediatization; Food Culture; Field Theory; Media Practices
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha CD-R - t301.16 L791e (anexo);Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Esta pesquisa apresenta uma exploração teórica e aplicada sobre algumas das premissas fundadoras da teoria da midiatização. Usando como objeto de estudo o subcampo gastronômico da cidade de São Paulo, o trabalho analisa as mudanças produzidas pela saturação midiática nas diferentes fases associadas à análise dos campos de produção cultural de Pierre Bourdieu (1986): articulação histórica do subcampo (França e Brasil) e sua posição em relação ao campo de poder, construção do espaço social do subcampo e articulação das relações entre agentes a partir do seu volume e configuração de capitais durante o período 2014 - 2016, e a análise das práticas constitutivas do habitus dos agentes participantes. Com o objetivo de posicionar nossa abordagem teórica-metodológica, articulamos um panorama abrangente da produção teórica sobre a midiatização que integra tanto contribuições de autores latino-americanos quanto as explorações feitas pela corrente prática. Partindo do entendimento de que preponderância midiática dentro dos campos societários pode ser entendida partir da articulação de um meta-capital midiático (COULDRY, 2012) e a introdução de capitais relacionados com a mídia (DRIESSENS, 2014), a pesquisa examina a incipiente institucionalização de duas práticas midiáticas associadas com a visibilidade e a atenção nas disposições de 4 agentes diferentes: cozinheiro; crítico, guia gastronômico e consumidor. Os resultados da pesquisa evidenciam que se bem os capitais midiáticos ainda sejam pouco valorizados pelos agentes dominantes, sua aquisição - a partir da performatização das duas práticas midiáticas analisadas - está-se transformando em uma estratégia imperativa de manutenção e subversão de posicionamentos no espaço social.
  • DOI: 10.11606/T.27.2017.tde-07072017-110059
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-06-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.