skip to main content

Avaliação em cultura celular da atividade farmacológica e desenvolmento de formulações contendo extrato padronizado de Calendula officinalis L.

Carmo, Luiza Helena Araujo Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas 2003-10-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação em cultura celular da atividade farmacológica e desenvolmento de formulações contendo extrato padronizado de Calendula officinalis L.
  • Autor: Carmo, Luiza Helena Araujo Do
  • Orientador: Soares, Ida Caramico
  • Assuntos: Fármacos De Origem Vegetal (Avaliação); Fitoterapia; Produtos Naturais; Fármacos De Origem Vegetal (Avaliação)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Para sua utilização segura, os medicamentos fitoterápicos devem cumprir os requisitos básicos de eficácia, segurança e qualidade. A avaliação dos produtos obtidos a partir de drogas vegetais não deve se limitar tão somente à identificação farmacopeica da droga, mas também à qualidade do medicamento final obtidos a partir dos ingredientes ativos e excipientes e envolve as características físicas das formulações, contaminação microbiana, biodisponibilidade dos princípios ativos e estabilidade sob várias condições de armazenamento. Sendo a Calendula officinalis L. uma planta de origem européia distribuída em todo mundo, utilizada por suas propriedades antissépticas, cicatrizante e antiinflamatória, o presente trabalho teve por objetivos a avaliação da atividade cicatrizante dessa espécie, através da aplicação de técnicas de cultura celular e o desenvolvimento e observação da estabilidade de formulações emulsivas contendo o extrato vegetal padronizado. A metodologia de doseamento espectrofotométrico mostrou-se adequada para determinação dos flavonóides totais no extrato. Planejamento multifatorial foi aplicado ao desenvolvimento das formulações e a formulação contendo 4 ,0% de cera não iônica e 1,0% do extrato aquela que mostrou-se mais estável fisicamente. O aumento da quantidade de extrato de calendula nas formulações não influenciou aspectos de espalhabilidade, pH, estabilidade por centrifugação, reologia e viscosidade das preparações O extrato da planta cultivada no Brasil, contendo 3,03% de flavonóides totais, nas concentrações de 2,0, 6,0 e 8,0µl/mL apresentou aumento na atividade mitocondrial de células fibroblásticas, embora não tenha sido observada influência significativa na proliferação dos fibroblastos humanos e na produção de colágeno Tipo I.
  • DOI: 10.11606/T.9.2003.tde-24082022-132341
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  • Data de criação/publicação: 2003-10-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.