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Os gargalos logísticos das principais rotas de escoamento de grãos de soja do estado do Mato Grosso: um estudo de caso do complexo portuário Miritituba-Barcarena no Pará

Schalch, Eduardo José

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos 2016-12-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os gargalos logísticos das principais rotas de escoamento de grãos de soja do estado do Mato Grosso: um estudo de caso do complexo portuário Miritituba-Barcarena no Pará
  • Autor: Schalch, Eduardo José
  • Orientador: Silva, Vivian Lara dos Santos
  • Assuntos: Gargalos Logísticos; Modais Logísticos; Soja; Logistical Bottlenecks; Modal Logistics; Soybean
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A soja é a commodity brasileira que mais influencia positivamente a balança comercial do Brasil, que apresenta vantagens competitivas neste mercado como tecnologia de produção, amplas áreas produtivas e clima propício para o cultivo. Porém, um gargalo significativo para a expansão da cultura da soja no Brasil, é sua atual condição logística. O estado do Mato Grosso que lidera a produção nacional de soja, é exemplo importante destes problemas logísticos, tanto no transporte, quanto na estrutura de armazenagem. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de analisar os gargalos logísticos das principais rotas de escoamento de grãos de soja do Estado do Mato Grosso. O trabalho baseia-se em pesquisa exploratória qualitativa utilizando-se de estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo de caso sobre o complexo portuário Miritituba-Barcarena no Pará evidenciou que esta nova rota é uma saída logística encontrada pelo setor privado para driblar os problemas logísticos do estado do Mato Grosso, utilizando-se do modal hidroviário como principal meio de transporte. Este diferencial logístico é corroborado pelos resultados das entrevistas semiestruturadas realizadas, o que leva à conclusão de que o modal rodoviário não deve ser o único e exclusivo meio de escoamento da soja em grão no estado do Mato Grosso, seja por suas condições impróprias ou por não ser a forma otimizada de transporte de commodities. Por fim, destaca-se que este caso além de ser uma opção viável que contribui para que a produção de soja do Mato Grosso possa ser escoada e exportada, deve ser encarado como exemplo de prática a ser adotada por gestores de empresas e para estudos e iniciativas futuras.
  • DOI: 10.11606/D.74.2017.tde-15032017-153136
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Data de criação/publicação: 2016-12-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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