skip to main content

Quem é bom (e eu gosto) é bonito efeitos da familiaridade na percepção de atratividade física em pré-escolares

Cristina Landgraf Lee-Manoel Maria de Lima Salum Morais; Vera Silvia Raad Bussab; Emma Otta

Psicologia: Reflexão e Crítica v. 15, n. 2, p. 271-282, 2002

Porto Alegre 2002

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=BVe/48) )(Acessar)

  • Título:
    Quem é bom (e eu gosto) é bonito efeitos da familiaridade na percepção de atratividade física em pré-escolares
  • Autor: Cristina Landgraf Lee-Manoel
  • Maria de Lima Salum Morais; Vera Silvia Raad Bussab; Emma Otta
  • Assuntos: AUTOPERCEPÇÃO; CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR; COMPORTAMENTO (CARACTERÍSTICAS)
  • É parte de: Psicologia: Reflexão e Crítica v. 15, n. 2, p. 271-282, 2002
  • Descrição: O estudo procurou determinar a relação de julgamentos de atratividade física, indicadores sociométricos e atributos comportamentais em pré-escolares. A atratividade das crianças foi avaliada por três adultas familiarizadas com elas, por três adultas que não as conheciam, por seus colegas e por elas próprias. Foram apuradas as escolhas positivas e negativas que cada criança recebeu. As crianças julgaram o comportamento dos colegas dentro de quatro dimensões: alegre/ triste; agressivo/ não agressivo; sociável/ isolado; colaborador/ perturbador. Para avaliar a autopercepção das crianças, aplicou-se a Escala Ilustrada de Competência e Aceitação Social Percebidas para Crianças. Encontraram-se correlações significativas entre a avaliação de atratividade física segundo adultas familiarizadas e segundo os colegas com escolhas positivas e com atributos comportamentais pró-sociais. Os resultados denotam ligações entre afeto, julgamento de atratividade e avaliações comportamentais bem estabelecidas em crianças de 5 anos, indicando que o efeito do estereótipo torna-se menor à medida que aumenta o grau de informação sobre a pessoa que está sendo julgada
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: p. 271-282.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.