skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Validação de seqüências didáticas : uma abordagem CTS no ensino da Química

Do Nascimento Firme, R. ; Amaral Ribeiro, E. ; Barbosa Martins, R. ; Santos Tavares, V.

Enseñanza de las ciencias, 2009 (Extra) [Periódico revisado por pares]

Universitat de València

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Validação de seqüências didáticas : uma abordagem CTS no ensino da Química
  • Autor: Do Nascimento Firme, R. ; Amaral Ribeiro, E. ; Barbosa Martins, R. ; Santos Tavares, V.
  • É parte de: Enseñanza de las ciencias, 2009 (Extra)
  • Descrição: Este estudo visa validar externa e internamente uma seqüência didática (SD) com abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino de química, a partir de uma estrutura analítica focada na análise de atividades e ações realizadas na sala de aula, buscando identificar fatores de sucesso/insucesso e possíveis implicações desses fatores na trajetória de aprendizagem dos alunos. A validação externa e interna apontou aspectos relevantes na SD proposta e para a trajetória de aprendizagem dos alunos, indicando como fatores de sucesso: a diversidade e quantidade de ações realizadas por alunos, na abordagem de aspectos científicos e sociais (CTS), e ações motivadoras que possibilitaram generalização, independência e consciência com relação aos conteúdos estudados. A estrutura analítica proposta foi eficiente para a validação da SD, em um nível macro e micro de análise.
  • Editor: Universitat de València
  • Idioma: Catalão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.