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Análise da aptidão física relacionada à saúde de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Nascimento, Roseane Oliveira Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2013-12-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise da aptidão física relacionada à saúde de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
  • Autor: Nascimento, Roseane Oliveira Do
  • Orientador: Oliveira, Jorge Alberto de
  • Assuntos: Aptidão Física; Crianças; Saúde; Transtorno Do Desenvolvimento Da Coordenação; Children; Developmental Coordination Disorder; Health; Physical Fitness
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar a aptidão física de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nos diferentes graus de comprometimento; moderado (TDCm) e severo (TDCs), e um grupo sem TDC (sTDC). Participaram deste estudo 63 crianças entre 6-10 anos de idade da cidade de Manaus/Brasil. Três grupos foram formados e distribuídos assim: 21 crianças com TDCm, 21 com TDCs segundo os critérios diagnóstico do DMS-IV e 21 crianças sTDC. Os componentes da aptidão física, composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória foram medidos com a bateria Fitnessgram. Os resultados mostraram não haver diferença estatisticamente significativa entre os grupos em nenhum dos componentes avaliados. Quando avaliou-se os resultados por componente, de acordo com os critérios estabelecidos no Fitnessgram, foi observado que mais da metade das crianças, independentemente do grupo de classificação, atenderam às exigências motoras mínimas estabelecidas pelos critérios referenciados para a saúde, exceto no componente força e resistência muscular. Crianças com TDCm, TDCs e sTDC apresentaram níveis semelhantes de aptidão física relacionada à saúde. Dessa forma, ressaltamos que novas pesquisas sejam realizadas em especial no acompanhamento do desenvolvimento de habilidades motoras e da aptidão física observando as interações entre essas variáveis ao longo do tempo
  • DOI: 10.11606/D.39.2013.tde-27012014-152626
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2013-12-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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