skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais

Rodrigues Junior, Joaquim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2004-03-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
  • Autor: Rodrigues Junior, Joaquim
  • Orientador: Eboli, Marisa Pereira
  • Assuntos: Administração De Recursos Humanos; Cooperação Universidade-Empresa; Treinamento De Pessoal; Human Resources Management; Personnel Training; University-Enterprise Cooperation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho descreve e analisa as parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais para prestação de serviços de capacitação e desenvolvimento de pessoas, bem como sua relação com a educação corporativa. Foram consultadas 45 empresas de setores diversos e classificadas em 4 categorias: (1) Empresas que afirmaram não possuir nem sistema de educação corporativa nem parcerias com universidades tradicionais; (2) empresas que afirmaram possuir tanto sistema de educação corporativa como parcerias com universidades tradicionais; (3) empresas que afirmaram possuir somente sistema de educação corporativa, sem realizar parcerias com universidades tradicionais; (4) empresas que afirmaram realizar parcerias com universidades tradicionais, sem no entanto possuir sistema de educação corporativa. O estudo descreve as parcerias do ponto de vista do tempo de realização, parceiras escolhidas, públicos atendidos, abrangência, percentual de participação nas ações e programas de T&D, interesse em realizar ou ampliar as parcerias, vantagens e desvantagens advindas da experiência das empresas e modalidade de parceria adotada. Os grupos foram comparados no sentido de evidenciar a influência da educação corporativa na quantidade e participação da parceria no total de ações e programas de T&D das empresas, bem como procurou-se estabelecer um nexo causal entre a disseminação da educação corporativa e o crescimento da busca por parcerias pelas empresas. O estudo conclui que existe uma tendência de aumento das parcerias em todas as categorias e que esse aumento coincide com a disseminação do conceito de educação corporativa no mercado. Também constata que empresas da amostra que afirmam possuir Sistema de Educação Corporativa (SEC) são mais propensas a realizar parcerias que as empresas que não possuem SEC.
  • DOI: 10.11606/D.12.2004.tde-26042023-151813
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2004-03-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.