skip to main content

Espaços para sonhos nas aulas de matemática problematizações e possibilidades

Daniela Alves Soares

Educação Matemática Pesquisa, 2023-01, Vol.25 (4), p.162

Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Texto completo disponible

Citas Citado por
  • Título:
    Espaços para sonhos nas aulas de matemática problematizações e possibilidades
  • Autor: Daniela Alves Soares
  • Materias: Computer Assisted Instruction ; Learning Activities ; Mathematical analysis ; Mathematics ; Mathematics Education ; Students ; Teachers ; Young adults
  • Es parte de: Educação Matemática Pesquisa, 2023-01, Vol.25 (4), p.162
  • Descripción: EEste artigo baseia-se em uma investigação que teve como objetivo identificar que espaços para sonhos são possíveis nas aulas de matemática e que problemáticas podem ser encontradas no que diz respeito a esses espaços. Isso se deu a partir das respostas produzidas por estudantes adolescentes brasileiros e colombianos em desvantagem social, que estudavam em escola pública. Em grupos de discussão, foi perguntado aos estudantes sobre como elas e eles viam os espaços para discussão e produção de sonhos na escola e, especificamente, nas aulas de matemática. Como resultado, foi possível identificar que tanto a escola como as aulas de matemática possibilitam pouquíssimos espaços para manifestação e desenvolvimento dos sonhos dos jovens. Ainda assim, os estudantes identificaram possibilidades para que professoras e professores pudessem fornecer mais espaços para isso, sendo a partir: do investimento na relação professor-estudante; de conteúdos mais próximos da vida dos estudantes; e da priorização de atividades coletivas e colaborativas em detrimento das competitivas. Fazendo interlocuções com perspectivas freirianas e críticas, refletiu-se também sobre a importância de que as aulas de matemática produzam significado na vida dos estudantes e que sejam incorporadas perspectivas críticas para interpretar o conhecimento matemático, de forma a fazer interlocuções com a cultura e a sociedade. Por fim, também se questiona o papel dos atuais sistemas econômicos e ideológicos no apagamento dos sonhos dos jovens.
  • Editor: Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora