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Novas tendências de metropolização em cidades médias do Brasil: um estudo de caso no Estado do Rio Grande na possível Região Metropolitana de Passo Fundo - RMPF

Bernardes, Fabricio Longhi ; Neckel, Alcindo ; Kujawa, Henrique Aniceto ; Maculan, Laércio Stolfo

urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2021, Vol.13

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

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  • Título:
    Novas tendências de metropolização em cidades médias do Brasil: um estudo de caso no Estado do Rio Grande na possível Região Metropolitana de Passo Fundo - RMPF
  • Autor: Bernardes, Fabricio Longhi ; Neckel, Alcindo ; Kujawa, Henrique Aniceto ; Maculan, Laércio Stolfo
  • Assuntos: URBAN STUDIES
  • É parte de: urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2021, Vol.13
  • Descrição: Resumo O projeto de metropolização em cidades médias torna-se uma nova realidade no Brasil, a medida que as políticas públicas incentivam a aprovação de projetos de lei voltados a criação de regiões metropolitanas. O objetivo geral da pesquisa é analisar a configuração espacial da viabilidade ou impossibilidade de metropolização da RMPF. Metodologicamente, foi analisada a configuração espacial da RMPF, por meio do método da sintaxe espacial da malha viária dos 23 municípios da RMPF. A pesquisa foi realizada com os líderes do segmento dos 23 municípios que compõem o projeto RMPF. Para coleta de dados foram entrevistados 159 líderes de segmentos (industrial, educação, saúde, bancários, empregatício e arquitetos e urbanistas), sobre a possibilidade de Passo Fundo se tornar uma metrópole. Os dados foram tratados estatisticamente pelo modelo matemático de regressão linear. Os resultados da possível Característica de Metropolização (CM) da RMPF, numa escala de 1 a 10, apresentou o valor de 4,1438, indicando que o projeto de metropolização apresenta debilidades. A constituição da metropolização em cidades médias requer mais do que um marco regulatório e condições objetivas, necessita uma construção social e política. Abstract The metropolization project in medium-sized cities becomes a new reality in Brazil, as public policies encourage the approval of bills aimed at creating metropolitan regions. The general objective of the research is to analyze the spatial configuration of the viability or impossibility of metropolization of the RMPF. Methodologically, the spatial configuration of the RMPF was analyzed, using the method of spatial syntax of the road network of the 23 municipalities of the RMPF. The Research was carried out with the segment leaders of the 23 municipalities that make up the RMPF project. For data collection, 159 segment leaders (industrial, education, health, banking, employment and architects and urban planners) were interviewed about the possibility of Passo Fundo becoming a metropolis. The data were treated statistically by the linear regression mathematical model. The results of the possible Metropolization Characteristic (CM) of the RMPF, on a scale of 1 to 10, presented the value of 4.1438, indicating that the metropolization project presents weaknesses. The constitution of metropolization in medium-sized cities requires more than a regulatory framework and objective conditions, it requires a social and political construction.
  • Editor: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Idioma: Português

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