skip to main content

A heurística matemática: uma aliada aos processos de ensino e aprendizagem

Gervázio, Suemilton Nunes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-06-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A heurística matemática: uma aliada aos processos de ensino e aprendizagem
  • Autor: Gervázio, Suemilton Nunes
  • Orientador: Abdounur, Oscar Joao
  • Assuntos: Aprendizagem Matemática; Ensino De Matemática; Heurística Matemática; Resolução De Problemas; Métodos De Ensino; Problem Solving; Mathematics Teaching; Mathematical Learning; Mathematical Heuristics; Teaching Methods
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese de doutorado consiste de uma pesquisa bibliográfica e de campo, cujo objetivo é analisar e discutir a heurística matemática como sendo uma potencializadora dos processos de ensino-aprendizagem nessa área do conhecimento. Para uma melhor compreensão desse potencial, apresentamos inicialmente os fundamentos da heurística matemática e o que dissertam importantes pesquisadores a respeito do tema. Em seguida, debatemos sobre a relação entre a heurística e o desenvolvimento do conhecimento científico, realçando a necessidade de explorá-la nas aulas dessa disciplina. Posteriormente, analisamos se ela é passível de ser vista como um processo capaz de reduzir o desinteresse e aumentar o aprendizado dos estudantes nas aulas de Matemática. Finalmente, no ultimo capítulo, discutimos a importância de conceber a heurística como uma metodologia de ensino eficiente, que quando incorporada ao processo educacional ameniza as problemáticas existentes nessa área do conhecimento.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-07112019-130855
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.