skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Pedologia de Vigotski e a abordagem multirreferencial aproximações

Joao Batista Martins Marilene Proença Rebello de Souza

Interamerican Journal of Psychology Ciudad de San Luis v. 52, n. 3, p. 295-305, 2018

Ciudad de San Luis 2018

Acesso online

  • Título:
    Pedologia de Vigotski e a abordagem multirreferencial aproximações
  • Autor: Joao Batista Martins
  • Marilene Proença Rebello de Souza
  • Assuntos: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934; Ardoino, Jacques; PSICOLOGIA DA CRIANÇA; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; EPISTEMOLOGIA
  • É parte de: Interamerican Journal of Psychology Ciudad de San Luis v. 52, n. 3, p. 295-305, 2018
  • Notas: Disponível em: <https://journal.sipsych.org/index.php/IJP/article/view/333>. Acesso em: 1 jun. 2020
  • Descrição: Este trabalho é uma reflexão teórica que aproxima a pedologia (o estudo da criança) proposta por Vigotski e a abordagem multirreferencial, proposta por Jacques Ardoino. Ambas se subsidiam na dialética para compreenderem fenômenos psicológicos e sociais. A pedologia aborda o processo de desenvolvimento humano a partir da relação dialética entre os aspectos sociais e biológicos, e da relação dialética das funções psicológicas superiores. A multirreferencialidade propõe uma leitura plural dos processos, articulando diferentes ângulos, em função de sistemas referenciais distintos. Ambas teorias nos permitem compreender o desenvolvimento humano a partir da sua complexidade, atravessando os campos das ciências do homem e da sociedade, envolvendo várias disciplinas. Assim, pode-se abordar o desenvolvimento humano holisticamente, sem reduzi-lo em elementos mais simples, cartesianamente
  • Editor: Ciudad de San Luis
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 295-305 on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.