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Experiências de aprendizado prévio influenciam nas habilidades práticas dos alunos de graduação para detecção de lesões de cárie?

J. D Yampa-Vargas R. A. C Pereira; C. R Silva; F. R Ferreira; T. L Lenzi; Mariana Minatel Braga; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (37. 2020)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 34, supl. 2, p. 100, res. LH009, 2020

São Paulo SBPqO 2020

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  • Título:
    Experiências de aprendizado prévio influenciam nas habilidades práticas dos alunos de graduação para detecção de lesões de cárie?
  • Autor: J. D Yampa-Vargas
  • R. A. C Pereira; C. R Silva; F. R Ferreira; T. L Lenzi; Mariana Minatel Braga; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (37. 2020)
  • Assuntos: CÁRIE DENTÁRIA -- LESÕES
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 34, supl. 2, p. 100, res. LH009, 2020
  • Notas: Disponivel em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2020/anais.asp. Acesso em abr. 2021
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi verificar se o conhecimento prévio do aluno influencia em sua habilidade prática para detecção de lesões de cárie. Foram incluídos alunos de 6 faculdades de Odontologia do Brasil (@IuSTCariology group), em diferentes estágios de formação. Inicialmente, o processo de aprendizagem dos alunos em diagnóstico de cárie, até aquele momento, foi verificado mediante um questionário e avaliação de casos quanto ao diagnóstico e conduta de tratamento. Então, os alunos foram randomizados em 2 grupos: um que assistiu apenas a aula teórica e outro, que além da aula participou de uma atividade teórico-laboratorial para detecção de lesões de cárie. No final, a habilidade prática dos alunos, foi avaliada mediante exame de 31 dentes extraídos quanto à presença e severidade das lesões de cárie. A regressão de Poisson multinível foi usada para testar a associação entre os acertos quanto à classificação de lesões de cárie e o ensino prévio reportado pelo aluno, seu treinamento e fase de formação. 764 alunos de 20 turmas distintas participaram do estudo. Os alunos que reportaram já ter aprendido sobre diagnóstico de cárie tiveram mais acertos na avaliação prática (Razão de prevalência (RP) =1,09; 95%IC: 1,03-1,16, p=0,003) comparados aos que não haviam tido contato prévio com o conteúdo. Também, houve associação dos acertos com o método de ensino aplicado (RP= 1,14; 95%IC: 1,08-1,20, p<0,001)
  • Editor: São Paulo SBPqO
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 100, res. LH009.
  • Idioma: Português

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