skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A mulher na publicidade automobilística
Renato José Ribeiro Perracini Giselle Gubernikoff
2004
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t659.10981 P454m e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A mulher na publicidade automobilística
Autor:
Renato José Ribeiro Perracini
Giselle Gubernikoff
Assuntos:
PROPAGANDA -- BRASIL
;
PROPAGANDA (TEMAS)
;
MULHERES
;
AUTOMÓVEIS
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta dissertação apresenta e resume o Estudo Exploratório, objetivando verificar a presença e evolução da imagem feminina na publicidade automobilística que atingiu o Brasil desde o surgimento do automóvel como mercadoria, em fins do século dezenove. A pesquisa identificou, localizou, examinou perto de mil peças publicitárias impressas - anúncios, cartazes, cartazetes, displays, folhetos e outros materiais publicitários - selecionando previamente aquelas em que se achava presente a imagem feminina, velada ou explícita, em texto ou ilustração, conforme os critérios da metodologia adotada. Foram compulsadas dezenas de títulos de publicações, inclusive estrangeiras, estas por representarem um forte contingente de mídia no Brasil, principalmente nos últimos anos do século dezenove e primeiros anos do século vinte, antes do surgimento do cinema, do rádio e da televisão. Da classificação e análise desse material, resultaram as peças mais representativas do objeto visado, em suas constantes e variáveis, que foram agrupadas em sete Fases, correspondentes a períodos marcantes da evolução do automóvel, da disseminação da comunicação mercado lógica e da participação feminina no contexto econômico-social das civilizações ocidentais e ocidentalizadas, particularmente no Brasil. Ao rastrear a trajetória da imagem feminina na publicidade do automóvel, este Estudo encontrou seis formas diferentes de sua utilização, desde o caráter meramente
decorativo, ainda persistente nos dias atuais, passando por representações reveladoras da maior ou menor participação feminina na vida sócio-econômica e, finalmente, quando a mulher atingiu a condição de consumidora final do produto. A evolução da imagem feminina na publicidade do automóvel, ao longo do século vinte, corresponde à própria trajetória ascensional da mulher brasileira, no rumo de sua emancipação. Com vistas ao futuro aprofundamento do tema, este Estudo Exploratório reuniu e classificou também uma extensa bibliografia, inclusive histórica, visando situar os documentos coligidos face às circunstâncias sociais, econômicas e políticas em que ocorreram, e criando condições de interpretá-los à luz de disciplinas como a antropologia, a psicologia, o marketing e as teorias da comunicação.
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
221 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
9
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript