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O ensino da astronomia nos livros didáticos
de
cosmografia do início do século XX
Simó, Kauê Dalla Vecchia
Biblioteca Digital
de
Teses e Dissertações da USP; Universidade
de
São Paulo; Ensino
de
Ciências (Física, Química e Biologia) 2016-11-17
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Título:
O ensino da astronomia nos livros didáticos
de
cosmografia do início do século XX
Autor:
Simó, Kauê Dalla Vecchia
Orientador:
Hosoume, Yassuko
Assuntos:
Cosmografia
;
Século Xx
;
Livro Didático
;
Ensino
De
Astronomia
;
Currículo
;
Curriculum
;
Cosmography
;
Teaching Of Astronomy
;
Textbook
;
Twentieth Century
Descrição:
Tendo como referência o entendimento
de
que o ensino da Astronomia,
de
alguma forma, sempre esteve presente na
história
da educação básica brasileira, ora como uma disciplina independente, ora compartilhado com os conteúdos
de
outras disciplinas, é analisado o seu ensino no Brasil do início do século XX a partir
de
livros didáticos
de
Cosmografia desse período. Compreendendo o livro didático como uma fonte
de
estudos privilegiada da
história
das disciplinas, são analisados nove livros didáticos
de
Cosmografia dos anos
de
1897 a 1933
de
diferentes autores. A análise está estruturada em duas etapas: na primeira, são identificados e caracterizados, ao longo do tempo, os conteúdos da Astronomia presentes nos livros. Para isso, utilizou-se as categorias
de
análise: Observação da superfície da Terra; Fenômenos cíclicos; Sistema Solar; Terra; Atração Gravitacional; Universo; e
História
e Cultura. A partir da identificação e da categorização dos conteúdos, constatou-se a presença
de
uma vasta quantidade
de
temas da Astronomia em cada uma das categorias, principalmente os relativos à Fenômenos cíclicos, Sistema Solar, Atração Gravitacional e Universo. A forte presença de temas ligados à essas categorias indica uma certa continuidade no tempo, além da importância atribuída no ensino desses conteúdos na educação básica daquela época. Por outro lado, temas como métodos de observação dos astros no céu, correções de observação, periodicidade das estrelas no céu, orientação na superfície terrestre e história da Astronomia estão presentes em alguns livros e ausentes em outros, indicando uma não linearidade na evolução temporal no ensino desses conteúdos. Na segunda etapa, é aprofundada a análise dos conteúdos abordados nas categorias presentes em todos os livros didáticos e dela observou-se uma grande ênfase na caracterização de conteúdos como esfera celeste, coordenadas esféricas, instrumentos óticos, movimentos da Terra, dia e noite, estações do ano, fases da Lua, eclipses, constituição e dinâmica do Sistema Solar, forma e dimensões da Terra, estrelas, constelações, nebulosas e modelos cosmogônicos de universo. De suas caracterizações, constatou-se que os conceitos de Astronomia eram desenvolvidos numa perspectiva de se descrever detalhadamente os objetos e os fenômenos que constituíam o universo observável daquela época, o qual restringia-se aos corpos constituintes do Sistema Solar e alguns elementos situados além desse, como, por exemplo, estrelas, nebulosas e constelações. Embora a relação entre as descobertas científicas e os conteúdos didáticos guardasse atualidade, como a presença de Plutão, descoberto em 1930, e o número de satélites dos planetas no estudo do Sistema Solar, foi possível inferir que a visão de universo no período estudado limitava-se a ideia de um universo fechado, finito, esférico e composto pela Via Látea com suas estrelas e nebulosas, ainda que descobertas, como as galáxias, na década de 1920, indicassem um universo muito além da Via Lactea. Os resultados mostram que, no período em estudo, a importância atribuída ao ensino da Astronomia na educação básica era bastante diferente daquela que é atribuída atualmente, haja vista a identificação de uma disciplina específica, a quantidade significativa de livros de Cosmografia de autores brasileiros, bem como a quantidade e o aprofundamento no desenvolvimento dos conteúdos da Astronomia presentes neles.
DOI:
10.11606/D.81.2017.tde-26012017-141641
Editor:
Biblioteca Digital
de
Teses e Dissertações da USP; Universidade
de
São Paulo; Ensino
de
Ciências (Física, Química e Biologia)
Data de criação/publicação:
2016-11-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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