skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar

Celi Rodrigues Chaves Dominguez Luciana Maria Viviani; Natália de Lacerda Gil; Valéria Cazetta

Currículo sem Fronteiras Mangualde v. 14, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2014

Mangualde 2014

Acesso online

  • Título:
    As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar
  • Autor: Celi Rodrigues Chaves Dominguez
  • Luciana Maria Viviani; Natália de Lacerda Gil; Valéria Cazetta
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CIÊNCIA (ENSINO); SABERES DO DOCENTE; CULTURA ESCOLAR; DISCIPLINA NA SALA DE AULA
  • É parte de: Currículo sem Fronteiras Mangualde v. 14, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2014
  • Descrição: Nesse artigo abordamos uma das atividades realizadas por futuros professores de Ciências na graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH-USP. Os estagiários acompanharam todas as aulas de uma mesma turma do Ensino Fundamental com o propósito de identificar a variação de comportamento dos alunos nas aulas de diferentes professores e refletir sobre fatores que podem explicar tais diferenças. Os relatos dos estagiários os conduzem gradativamente à consciência da multiplicidade de elementos que interferem no comportamento dos alunos em sala de aula. Permanece, contudo, o predomínio de uma compreensão restritiva de que disciplina seria o mesmo que silêncio e comportamentos tranquilos, e que isso garantiria por si só a aprendizagem. De todo modo, temos conseguido propor uma prática duradoura e aprofundada de reflexão sobre a escola e o fazer dos professores
  • Editor: Mangualde
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 31-49.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.