skip to main content

Vistas sobre arte africana no Brasil: lampejos na pista da autoria oculta de objetos afro-brasileiros em museus; Views on African art in Brazil: lightings in the track of the hidden’s authorship of the Afro-Brazilian objects in museums

Salum, Marta Heloísa (Lisy) Leuba

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 2 (2017); 163-201

Universidade de São Paulo. Museu Paulista 2017-08-01

Acesso online

  • Título:
    Vistas sobre arte africana no Brasil: lampejos na pista da autoria oculta de objetos afro-brasileiros em museus; Views on African art in Brazil: lightings in the track of the hidden’s authorship of the Afro-Brazilian objects in museums
  • Autor: Salum, Marta Heloísa (Lisy) Leuba
  • Assuntos: Ethnographical Collections; Stylistic (African Sculpture); Africanist Studies; Museums (Brazil); Coleções Etnográficas; Estilística (Escultura Africana); Estudos Africanistas; Museus (Brasil)
  • É parte de: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 2 (2017); 163-201
  • Descrição: In examining objects preserved in collections related of ancients Candomble’s Terreiros, Marianno Carneiro da Cunha finded out and profiled a Nago-Yoruba aesthetic tradition created in Brazil that have been considered as one of the first form of Afro-Brazilian Art, or a continuation of African Art in Brazil. We expanded the schollar’s established sampling rooted in this tradition in gathering a new corpus presented in this article, in trying to set potentialities of the stylistic analysis that he used and introduced in Brazil as a methodological procedure employed in the study of material culture of African origin. The obtained data reveal that these objects, far beyond from what they originally represent, can constitute merely an emblematic visual repertoire of the hybrid approaches adopted in the Brazilian academic production on the Black in the country, just as on African cultures, if these objects are not retaked under of self-expressions of materiality.
    Examinando objetos relacionados aos antigos candomblés preservados em coleções, Marianno Carneiro da Cunha perfilou uma tradição estética nagô-iorubana criada no Brasil que tem sido considerada como uma das primeiras formulações da arte afro-brasileira, se não uma continuidade da arte africana no Brasil. Expandimos a amostragem enraizada nessa tradição descrita por esse estudioso, chegando a um novo corpus que apresentamos neste artigo, tentando estabelecer as potencialidades da análise estilística que ele empregou, e introduziu no Brasil, como procedimento metodológico no estudo da cultura material de origem africana. Os dados obtidos revelam que, muito além do que originalmente representam, esses objetos podem se constituir apenas em um repertório visual emblemático de abordagens híbridas da produção acadêmica sobre as culturas africanas tanto quanto sobre o negro no Brasil, caso eles não venham a ser retomados através das suas expressões de materialidade próprias e individuais.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139694/134975
  • Editor: Universidade de São Paulo. Museu Paulista
  • Data de criação/publicação: 2017-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.