skip to main content

Mobilities, connections, new contours. The circulation of ivory artifacts in the 10th - 13th centuries; Mobilidades, conexões, novos contornos. A circulação de artefatos em marfim nos séculos X - XIII

Tatsch, Flavia Galli

Revista de História; n. 179 (2020); 1-33

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-09-09

Acesso online

  • Título:
    Mobilities, connections, new contours. The circulation of ivory artifacts in the 10th - 13th centuries; Mobilidades, conexões, novos contornos. A circulação de artefatos em marfim nos séculos X - XIII
  • Autor: Tatsch, Flavia Galli
  • Assuntos: Global Medieval Art; Ivory Artifacts; 10th - 13th Centuries; Circulation; Portability; Arte Medieval Global; Artefatos Em Marfim; Séculos X - Xiii; Circulação; Portabilidade
  • É parte de: Revista de História; n. 179 (2020); 1-33
  • Descrição: La crisis de las narrativas tradicionales (centradas en las nociones de autoría, estilo, escuelas, periodización; las jerarquías centro / periferia, artes mayores / artes menores; y la tríada Occidente / Bizancio / Islam) abrió nuevas perspectivas para el estudio del arte medieval. Entre ellos, el "giro global" que nos permite pensar en conexiones, interdependencias, intercambios y movilidades. El propósito de este artículo es analizar cómo los artefactos de marfil contribuyeron a la constitución de una cultura visual común en el Mediterráneo entre los siglos X-XIII.
    The crisis of traditional narratives (centered on the notions of authorship, style, schools, periodization; center/periphery hierarchies, major arts/minor arts; and West/Byzantium/Islam triad) opened new perspectives for the study of medieval art. Among them, the global turn that allow us to think about connections, interdependencies, exchanges and mobilities. The purpose of this paper is to analyze how ivory artifacts contributed to the constitution of a common visual culture in the Mediterranean between the 10th-13th centuries.
    A crise das narrativas tradicionais (centradas em noções de autoria, estilo, escolas, periodização; nas hierarquias centro/periferia, artes maiores/artes menores; e na tríade Ocidente/Bizâncio/Islã) abriu novas perspectivas para os estudos da arte medieval. Entre elas, a “virada global” (global turn) que permite pensar as conexões, interdependências, trocas e mobilidades. O objetivo deste artigo é o de analisar como artefatos em marfim contribuíram para a constituição de uma cultura visual comum no Mediterrâneo entre os séculos X-XIII.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/161141/163338
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-09-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.