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Experiências da equipe interprofissional do grupo de Atenção Primária do PET-Saúde Bauru

Geovanna Beatrice Milsoni Fernanda Bueno Pilastri; Maria Gabriela Passos Morroni; Maria Luiza Franco de Bernardis; Nicole Terni de Mello; Tamires de Sa Menezes; Bruno Martinelli; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; Cassia Senger; JORMED - Jornada da Medicina USP Bauru (3. 2021 Bauru)

Anais Macaé: CONGRESSE.ME, 2021

Macaé CONGRESSE.ME 2021

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  • Título:
    Experiências da equipe interprofissional do grupo de Atenção Primária do PET-Saúde Bauru
  • Autor: Geovanna Beatrice Milsoni
  • Fernanda Bueno Pilastri; Maria Gabriela Passos Morroni; Maria Luiza Franco de Bernardis; Nicole Terni de Mello; Tamires de Sa Menezes; Bruno Martinelli; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; Cassia Senger; JORMED - Jornada da Medicina USP Bauru (3. 2021 Bauru)
  • Assuntos: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA; MEDICINA; FONOAUDIOLOGIA; FISIOTERAPIA; ENFERMAGEM; ODONTOLOGIA; BAURU (SP)
  • É parte de: Anais Macaé: CONGRESSE.ME, 2021
  • Notas: Disponível em: https://cdn.congresse.me/ff1h57159gkta1vfaghr70gtbb8a. Acesso em: 1 mar. 2023.;Evento on-line
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: OBJETIVO Relatar as experiências da equipe interprofissional do grupo Atenção Primária à Saúde do PET-Saúde, durante seu processo de vigência ativa, de 2019 à 2021. MATERIAIS E MÉTODOS Graduandos da Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Odontologia do grupo de Atenção Primária à Saúde (APS) do PET- Saúde de Bauru, buscaram colocar em prática as relações interprofissionais, dando suporte aos estudos teórico-práticos, auxiliando na exploração dos serviços, com o apoio dos profissionais de saúde dos locais e sob a supervisão interativa de seus preceptores e coordenadores. Os benefícios da Educação Interprofissional são amplamente conhecidos e vão desde a imersão do estudante em conteúdos teóricos em turmas com várias profissões, até o uso de métodos como a simulação, e-learning e iniciativas baseadas na comunidade.1 O foco inicial do grupo foi a interatividade interprofissional com atividades e iniciativas baseadas na comunidade, que precisou ser readaptado diante da ocorrência da pandemia atual. RESULTADOS O grupo APS PET-Saúde, entre 2019 e 2021, realizou atividades interprofissionais enriquecedoras. No âmbito da educação foram: • Leitura e Discussão teórica, relativas a interprofissionalidade; • Discussão sobre Saúde Auditiva (AS) e Saúde Visual (SV); • Workshops com os professores das EMEI e EMEF sobre SA e SV, para Triagem nessas áreas, considerando-se o Programa de Saúde do Escolar (PSE); • Elaboração de artigos tipo Revisão Integrativa, em AS e SV; • Elaboração do “Caderno de Educação Permanente”, sobre os temas AS e SV, direcionado ao auxílio dos professores municipais; • Aplicação de questionário aos participantes do grupo APS, visando efetivar a compreensão das competências; • Elaboração do manual “Máscaras: o que devemos saber para nos proteger”, para o público em geral; •
    • Participação em webs do MS/SGTES, em eventos científicos da FOB e de outras Instituições de Ensino; • Elaboração do Capítulo “Peculiaridades da abordagem profissional da Atenção Primária em Saúde, frente à pandemia do novo coronavírus”, no ebook Pandemia de covid-19: contribuições FOB 2020, coordenado pelo eixo Vigilância em Saúde (em vias de publicação). • Levantamento de dados de saúde na comunidade periférica Jardim Primavera, Bauru-SP; • Atividades de promoção de saúde com crianças de 2 a 17 anos, com participação de representantes da universidade (discente e docente); da secretaria Municipal se Saúde (SMS) (preceptores da saúde mental e APS) e da Secretaria do Bem Estar Social (SEBES); • Elaboração e aplicação de atividades para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, das crianças dessa comunidade, com encontros semanais, mediado pela professora responsável; • Triagem fonoaudiológica das crianças dessa comunidade e encorajamento a aderência dos seus responsáveis quando necessário encaminhamento, além da orientação familiar e material pedagógico apropriado elaborado; • Estudo e Discussão de artigos sobre e função da APS durante a Pandemia Covid-19: diferenciação do papel das unidades de Estratégia de Saúde da Família, Atenção Básica à Saúde e Unidades Sentinelas, em elaboração de artigo para publicação); • Estudo e Discussão de artigos sobre a Saúde Mental durante a Pandemia SARS-COV2 e sobre a Rede de Atenção Psicossocial, para ampliar a compreensão do tema; • Elaboração da pesquisa “Centro de Atenção Psicossocial em tempos de COVID-19”, em aprovação no CEP da FOB e na Comissão de Saúde da SMS Bauru; • Aplicação de pesquisa em todos os Centros de Atenção Psicossocial do Município de Bauru, com objetivo de análise e publicação em breve, revistas indexadas, através de
    2 artigos: a) “Impactos referidos por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial pela COVID19”, em finalização para envio a Revista Cadernos de Saúde Coletiva ISSN 2358-291X – B3. b) “Representações sociais da pandemia pela COVID19 referidas por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial”, em finalização para envio a Revista Ciência & Saúde Coletiva ISSN 1678-4561 – A3. CONCLUSÃO Foi de grande valia a experiência do trabalho interprofissional para os estudantes da graduação da área da saúde. A pandemia obrigou a criação de novas formas de ensinar e de olhar as perspectivas dos projetos em andamento, valorizando a parceria entre as universidades pública e privada, e com profissionais da área de atenção primária, facilitando ações colaborativas que exigiram criatividade de todos os envolvidos.
  • Editor: Macaé CONGRESSE.ME
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 1 p..
  • Idioma: Português

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