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Movimentos epistêmicos e o desenvolvimento da argumentação discente em uma proposta de projeto didático investigativo
Ortolam, Roberta
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2024-03-14
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Título:
Movimentos epistêmicos e o desenvolvimento da argumentação discente em uma proposta de projeto didático investigativo
Autor:
Ortolam, Roberta
Orientador:
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Assuntos:
Argumentação
;
Ensino Fundamental
;
Ensino Por Investigação
;
Movimentos Epistêmicos
;
Argumentation
;
Elementary School
;
Epistemological Moves
;
Teaching By Investigation
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O excesso de informações a que os indivíduos são submetidos na contemporaneidade pode comprometer a sua compreensão do mundo. Para que os sujeitos tenham maior conhecimento acerca do mundo em que vivem e do seu papel como cidadãos, é fundamental que desenvolvam algumas habilidades como a reflexão e a criticidade. Pensando no papel do professor no compromisso de formar cidadãos, o Ensino por Investigação apresenta-se como uma abordagem que favorece esse processo. A argumentação surge no âmbito do Ensino por Investigação como uma prática que possibilita auxiliar no desenvolvimento da compreensão do mundo e das capacidades crítica e comunicativa. Para compreender melhor o alcance das ações docentes no processo de argumentação, utilizou-se uma categoria denominada movimentos epistêmicos. Delineia-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a influência dos movimentos epistêmicos no desenvolvimento da argumentação de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de um projeto didático investigativo. Para tanto, fez-se necessário identificar e categorizar os movimentos epistêmicos e os componentes de argumentação no discurso discente e, posteriormente, relacioná-los analisando a existência ou não de encadeamento entre eles. A coleta de informações ocorreu em uma escola pública do município de São Paulo em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em que o Projeto Borboletário Escolar foi aplicado. Este projeto foi desenvolvido sob a perspectiva do Ensino por Investigação, estimulando a participação direta dos educandos na observação de um lagartário com vistas a compreender a metamorfose das borboletas. As aulas selecionadas foram transcritas, categorizadas e analisadas de modo a verificar a relação entre os movimentos epistêmicos e a argumentação dos alunos, utilizando o padrão CER (acrônimo de conclusão, evidência e raciocínio). Verificou-se que os movimentos epistêmicos realizados pela docente e pelo pesquisador responsável pelo projeto promoveram a participação discente na argumentação. Essa, por sua vez, ocorreu de modo colaborativo, denotando o caráter social desse processo e de seu aprendizado. Considerando o cunho investigativo do projeto aplicado, as interações entre estudantes e destes com a docente e o pesquisador foram fundamentais. Identificou-se a relação entre os movimentos epistêmicos e a argumentação em que os movimentos influenciaram positivamente nos avanços das habilidades dos educandos, possibilitando seu desenvolvimento crítico e reflexivo por meio do desenvolvimento da argumentação.
DOI:
10.11606/D.48.2024.tde-16042024-084410
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2024-03-14
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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