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Linguagem nos transtornos do espectro autístico: relações entre uso, forma e conteúdo

Miilher, Liliane Perroud

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2009-07-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Linguagem nos transtornos do espectro autístico: relações entre uso, forma e conteúdo
  • Autor: Miilher, Liliane Perroud
  • Orientador: Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
  • Assuntos: Comunicação; Linguagem; Transtorno Autístico; Vocabulário; Autistic Disorder; Communication; Language; Vocabulary
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Tema: No desenvolvimento típico há um movimento constante em direção à maior complexidade lingüística com o decorrer do tempo, mas esta evolução nem sempre é observada nos distúrbios de linguagem. Especificamente nos Transtornos do Espectro Autístico, os estudos têm apresentado resultados conflitantes a respeito da evolução lingüística. Objetivo: Caracterizar a linguagem oral de crianças autistas estudando as variáveis gramaticais, vocabulares e pragmáticas em três momentos distintos: avaliação inicial, após seis e após doze meses de terapia fonoaudiológica. Método: participaram desta pesquisa dez crianças do sexo masculino, com idades entre 2.7 e 11.2 anos. Todos foram diagnosticados por médicos como portadores de Transtornos do Espectro Autístico. Foram realizadas filmagens de 30 minutos de interação entre terapeuta e paciente, em três momentos diferentes (inicial, após 6 e 12 meses de terapia). De cada filmagem, foram transcritos os quinze minutos iniciais para análise do Perfil Funcional da Comunicação. Para a análise dos aspectos gramaticais foram transcritos cem segmentos de fala e estes também foram utilizados como corpus de análise dos aspectos vocabulares. Os dados foram analisados quanto à funcionalidade, aspectos gramaticais e vocabulares e foram comparados entre si longitudinalmente. Resultados: não houve diferença estatisticamente significativa nas variáveis entre os três momentos de coleta, exceto com relação ao número de segmentos frasais não contados em outras categorias. Foram encontradas diferenças significativas entre diferentes variáveis ao longo do período de coleta. Conclusão: as variáveis estudadas mostraram consistência no desempenho do grupo estudado
  • DOI: 10.11606/D.5.2009.tde-29092009-145336
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2009-07-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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