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A literatura infantil além do livro: as contribuições do jornal português O senhor e da revista brasileira O Tico-Tico

Menna, Ligia Regina Maximo Cavalari

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-10-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A literatura infantil além do livro: as contribuições do jornal português O senhor e da revista brasileira O Tico-Tico
  • Autor: Menna, Ligia Regina Maximo Cavalari
  • Orientador: Gregorin Filho, Jose Nicolau
  • Assuntos: Periódicos; Literatura Infantil; Infância; Gêneros Literários; Educação; Education; Literary Genres; Childrens Literature; Periodicals; Childhood
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Há vários estudos sobre as relações entre Literatura e Imprensa, livros e periódicos, suas confluências e divergências, seus produtores e seus leitores. Quando o assunto é a literatura destinada ao público infantil, esses estudos tornam-se bastante reduzidos. Este trabalho tem como seu principal objetivo preencher essa lacuna, demonstrando a importante contribuição do jornal português O senhor doutor e da revista brasileira O Tico-Tico para a formação de leitores, assim como para a educação informal e a história da Literatura Infantil. . Verificamos, em uma perspectiva histórica e comparatista, como a literatura infantil foi construída além do suporte livro, levando em conta diferentes concepções de infância, tendências pedagógicas e a própria materialidade dos textos, além das diferentes práticas de leitura suscitadas. A partir desse pressuposto, levamos em conta a estrutura dos periódicos, a periodicidade dos gêneros, o contexto de produção e como a literatura infantil e seus leitores formaram-se além dos livros. É importante ressaltar que a forma como os textos literários para as crianças eram apresentados nos jornais, revistas e almanaques, no início do século XX, imprime-lhes uma legibilidade específica, própria da literatura infantil contemporânea. Essa especificidade confirma tais textos como fontes essenciais para a história dessa literatura, tanto no Brasil quanto em Portugal. Consideramos, portanto, que um estudo mais aprofundado sobre as produções literárias para crianças em periódicos torna-se necessário e justificável Acreditamos também que nossa pesquisa possa contribuir com uma visão mais ampla e consistente do processo de formação da literatura infantil em Língua Portuguesa, assim como sua contemporaneidade e perspectivas futuras.
  • DOI: 10.11606/T.8.2012.tde-07122012-105735
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-10-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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