skip to main content

Análise de superfície de uma cerâmica vítrea por microscopia de força atômica

Letícia Lobo de Melo Simas Bárbara Margarido Brondino; Nair Cristina Margarido Brondino; Samira Sandy Ferreira Strelhow; A. V Ribeiro; José Henrique Rubo; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Casati Alvares" (32. 2019 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2019

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise de superfície de uma cerâmica vítrea por microscopia de força atômica
  • Autor: Letícia Lobo de Melo Simas
  • Bárbara Margarido Brondino; Nair Cristina Margarido Brondino; Samira Sandy Ferreira Strelhow; A. V Ribeiro; José Henrique Rubo; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Casati Alvares" (32. 2019 Bauru)
  • Assuntos: PORCELANA DENTÁRIA; CAD/CAM; MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2019
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A cerâmica odontológica é uma alternativa eficaz de material restaurador, uma vez que possui excelentes propriedades mecânicas e ópticas e por serbiocompatível. O tratamento de superfície com ácido fluorídrico, realizado nas cerâmicas vítreas, expõe a fase cristalina do material que, consequentemente, aumenta a retenção micromecânica do cimento resinoso, auxiliando no sucesso do tratamento restaurador. Apesar de muito discutido na literatura, poucos estudos realizaram imagens tridimensionais da superfície cerâmica antes e após o condicionamento ácido, utilizando a Microscopia de Força Atômica (AFM). Neste contexto, o objetivo deste estudo in vitro foi analisar a rugosidade de superfície de blocos de CAD/CAM de cerâmica de dissilicato de lítio, antes e depois do condicionamento com ácido fluorídrico a 10% durante 20 segundos, utilizando a Microscopia de Força Atômica (AFM). Para a parte experimental, dezamostras foram confeccionadas a partir de blocos para CAD/CAM de cerâmica de dissilicato de lítio e suas imagens, obtidas pelo AFM, foram analisadas. Depois de realizado o tratamento de superfície com ácido fluorídrico a 10% durante 20 segundos, os espécimes foram novamente analisados utilizando-se o mesmo microscópio. Todas as amostras também foram analisadas em microscópio óptico (antes e após do tratamento de superfície). O software Gwyddionversão 2.5.1 foi usado para a análise das imagens. As medidas obtidas para as imagens 3D das superfícies foram: rugosidade média, altura do pico mais alto, profundidade do vale mais baixo, máxima altura, assimetria e curtose. Após a realização de testes não-paramétricos, calculados pelo software R, concluiu-se que todos os padrões de rugosidades analisados aumentaram após o condicionamento ácido. A assimetria concentrou-se próxima a zero, indicando um comportamento mais simétrico após o condicionamento
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 149.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.