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Um roteiro para o ensino de qualidade de arquitetura de software guiado por requisitos não funcionais.

Andrade, Renato Manzan De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2015-08-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um roteiro para o ensino de qualidade de arquitetura de software guiado por requisitos não funcionais.
  • Autor: Andrade, Renato Manzan De
  • Orientador: Cugnasca, Paulo Sergio
  • Assuntos: Arquitetura De Software (Educação; Qualidade); Software Architecture (Education; Quality)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: A qualidade da arquitetura de software pode impactar diretamente a satisfação do usuário, uma vez que define se os atributos de qualidade serão atingidos, principalmente os requisitos não funcionais. Apesar disso, os conceitos de qualidade de arquitetura de software não são tratados com a devida importância pelos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação dos cursos de Computação. A ausência de conhecimento sobre qualidade de arquitetura de software, dos trade-offs entre atributos de qualidade e de como medir esses atributos durante o ciclo de desenvolvimento de software faz com que egressos dos cursos de Computação somente aprendam que os atributos de qualidade de arquitetura são fatores crucias para o sucesso de um projeto da pior forma possível, ou seja, após muitos projetos fracassados em sua vida profissional, colocando em risco toda sua trajetória de carreira. Este trabalho de pesquisa propõe um método experimental (roteiro) para o ensino de qualidade de arquitetura de software guiado por atributos de qualidade, principalmente requisitos não funcionais, utilizando uma abordagem prática, iterativa e dirigida pelo processo de negócio com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem da importância dos atributos de qualidade de arquitetura de software e medição desses atributos durante todo o ciclo de vida de um sistema. Para a elaboração do roteiro de ensino proposto foram utilizadas normas relacionadas à qualidade do produto e do processo de software, modelos de referência para sistemas de processamento distribuído, métodos de avaliação de arquiteturas de software e teorias pedagógicas relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem. Para avaliação do roteiro de ensino proposto, o mesmo foi aplicado em disciplinas de graduação e pós-graduação em Engenharia de Computação, mais especificamente em disciplinas da área de Engenharia de Software.
  • DOI: 10.11606/T.3.2016.tde-19072016-121434
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2015-08-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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