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Fraturas da metrópole. Objetividade e crise do romance em Berlin Alexanderplatz

Bitencourt, Gabriela Siqueira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2010-06-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fraturas da metrópole. Objetividade e crise do romance em Berlin Alexanderplatz
  • Autor: Bitencourt, Gabriela Siqueira
  • Orientador: Almeida, Jorge Mattos Brito de
  • Assuntos: Alfred Döblin; Teoria Do Romance; Berlin Alexanderplatz; Metrópole; Realismo; Montagem/Colagem; Alfred Döblin; Realism; Montage/Collage; Metropolis; Theory Of The Novel
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Publicado em 1929, o romance Berlin Alexanderplatz de Alfred Döblin foi considerado, desde as primeiras resenhas, um marco na literatura alemã. Sua novidade residia, sobretudo, na utilização das técnicas da colagem e da montagem, por meio das quais os fragmentos recolhidos da metrópole foram inseridos no romance como sua própria matéria formal. Döblin tentou, com isso, deslocar o espaço concedido à metrópole, de objeto de representação a sujeito da enunciação. Essa dissertação analisa a composição formal de sua narrativa para compreender o que o novo espaço angariado pela metrópole, em Berlin Alexanderplatz, implica para o gênero. Esse problema dialoga diretamente com a importante discussão da \"crise do romance\", que animava os debates de então sobre literatura e encontrava franca ressonância também na produção teórica de Döblin, desenvolvida entre 1910 e 1930. Contrapor Berlin Alexanderplatz às questões levantadas nesses textos teóricos torna ainda mais explícita a relação da obra com seu próprio tempo. Ademais, há uma estrita coincidência entre a importância da objetividade em boa parte da teoria de Döblin e os pressupostos do movimento artístico mais característico dos anos da República de Weimar, a Neue Sachlichkeit. Examinar essa convergência ajuda a iluminar os problemas de uma narrativa que oscila, dialeticamente, entre a representação do destino individual e busca uma montagem realista da metrópole. Todos esses diálogos, além do confronto com a tradição do gênero, ajudam a entrever alguns dos elementos que levaram à configuração, nas palavras de Döblin, dessa \"épica da modernidade\".
  • DOI: 10.11606/D.8.2010.tde-21072010-105947
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2010-06-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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