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Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas

Profeta, Guilherme Augusto Caruso

Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2023-12-29

Acesso online

  • Título:
    Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
  • Autor: Profeta, Guilherme Augusto Caruso
  • Assuntos: Museums; Journalism; Didactic Transposition; Peer Observation Of Teaching; Higher Education; Museus; Jornalismo; Transposição Didática; Observação Docente; Ensino Superior
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63
  • Descrição: This article intended to record, with peer observation of teaching, the use of journalistic stories based on the dialogue with museums (either focused on History/Archaeology and/or Natural History) as an educational practice that takes place within the classroom, thus contributing to the understanding of this process of multiple didactic transpositions. To achieve this goal, the literature review discussed the social/educational role that museums and journalism play in articulation with school education. Two sessions of observation were carried out: one during a class on History of Brazil, whose theme was decolonization, and another in a class on Biology, whose theme was the role humans play in the loss of biodiversity. As a result, note that the use of journalistic stories allowed teachers to extrapolate their curricula, thus including discussions focused on contemporary socially acute topics.
    Este artigo intencionou registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens jornalísticas baseadas na interlocução com museus (históricos/arqueológicos e/ou de história natural) como prática educativa em sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão deste processo de múltiplas transposições didáticas. Para atingir tal fim, discutiu-se a função social/educacional dos museus e do jornalismo em articulação com a educação escolar. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de História do Brasil cujo tema foi decolonização, e outra durante uma aula de Biologia cujo tema foi a ação humana na perda da biodiversidade. Como resultado, destaca-se que a utilização das reportagens permitiu aos docentes extrapolar os respectivos currículos, incluindo discussões sobre tópicos socialmente agudos do presente.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294/202002
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-12-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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