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Arquiteturas do pensamento

Nascimento, Myrna De Arruda

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2002-11-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arquiteturas do pensamento
  • Autor: Nascimento, Myrna De Arruda
  • Orientador: Ferrara, Lucrecia D'Alessio
  • Assuntos: Abrahão Velvu Sanovicz (1933-1999); Arquitetura; Desenho; Herman Hertzberger (1932-); João Batista Vilanova Artigas (1915-1985); Le Corbusier (1887-1965); Paulo Mendes Da Rocha (1928-2021); Semiótica Da Arquitetura; Not Available
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho pretende interpretar desenhos de arquitetos supondo flagar a gênese da idéia do espaço que concebem nos sinais gráficos presentes neste repertório icônico. Consideramos que nos traços, formas, cores e materiais registrados sobre o papel há uma tentativa do arquiteto de tornar visível uma idéia, um projeto de espaço, um pensamento manifesto em desenhos imprevisíveis e impulsivos. Procurando estabelecer as conexões entre esta produção de imagens, e a arquitetura resultante deste procedimento projetual, o trabalho divide-se em 3 partes. Na primeira, Formas do Pensamento, desenvolve-se a idéia da produção da Arquitetura como manifestação de um modo de pensar e, portanto, a partir do conceito peirceano de diagrama e experimentação deduzimos o conceito de Arquitetura como forma de conhecimento. Na Segunda, Arquitetar, produz-se relações analógicas entre a produção icônica de cinco arquitetos: Le Corbusier, Vilanova Artigas, Herman Hertzberger, Abrahão Sanovicz e Paulo Mendes da Rocha, obtendo, através delas, princípios que caracterizam o desenvolvimento de uma pedagogia do olhar e do pensar através do desenho e de objetos tridimensionais. Na terceira parte, Lições de Arquitetura, conclui-se a idéia da produção de arquitetura e da visualização de um espaço que se tem em mente, ambos conjeturados nos elementos diagramáticos produzidos por estes cinco arquitetos. Nestes raciocínios traduzidos de forma icônica, está presente a lição de como arquitetar espaços através do pensamento.
  • DOI: 10.11606/T.16.2002.tde-03102022-153314
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2002-11-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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