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Inovações no ensino de ciências e na educação em saúde: um estudo a partir do Projeto Finlay

Santos, Ana Maria Pereira Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2005-08-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Inovações no ensino de ciências e na educação em saúde: um estudo a partir do Projeto Finlay
  • Autor: Santos, Ana Maria Pereira Dos
  • Orientador: Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
  • Assuntos: Ciências (Estudo E Ensino); Dengue; Educação Em Saúde; Health Education; Science (Study And Learning)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de um projeto de ensino de ciências desenvolvido pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia (LECT) da Escola do Futuro da USP, denominado projeto Finlay, que tem como objetivo divulgar informações e engajar ativamente alunos de educação básica na problemática da dengue. Neste estudo realizou-se uma análise do projeto Finlay e da atuação de 15 escolas publicas e particulares junto a ele, durante os anos de 1999 a 2002. Para isso, foi necessário realizar uma análise documental do projeto, bem como entrevistas presenciais e virtuais com os professores, coordenadores e diretores das escolas participantes. Os resultados obtidos revelaram que os alunos participantes do projeto Finlay, durante o período de estudo, coletaram 705 larvas de insetos em 21 municípios e 109 bairros diferentes. Estes dados mostram que o ensino de ciências que se apresenta hoje nas escolas, centrado quase que exclusivamente no livro didático, pode sofrer melhorias quando se propõe atividades onde os alunos investigam os problemas reais que a comunidade enfrenta. Neste sentido, o estudo sugere inovações no ensino de ciências voltadas ao modelo de aprendizagem participativa, através de investigações científicas autênticas e no uso de novas tecnologias de informação e comunicação. No que se refere às inovações na educação em saúde, este estudo considera que os projetos devem, além de informar, engajar ativamente os cidadãos na problemática enfrentada e que quando os projetos são sediados nas escolas há maior possibilidade de êxito e expansão.
  • DOI: 10.11606/D.48.2005.tde-02042007-104424
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2005-08-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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