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A biopolítica educacional e o governo de corpos transexuais e travestis

Santos, Dayana Brunetto Carlin dos

Cadernos de Pesquisa, 2015-09, Vol.45 (157), p.630-651 [Periódico revisado por pares]

Fundação Carlos Chagas

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  • Título:
    A biopolítica educacional e o governo de corpos transexuais e travestis
  • Autor: Santos, Dayana Brunetto Carlin dos
  • Assuntos: Biopolítica ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Escolas ; Estado ; Transexualidade
  • É parte de: Cadernos de Pesquisa, 2015-09, Vol.45 (157), p.630-651
  • Descrição: Este texto se propõe a dialogar com alguns conceitos de Michel Foucault para pensar a transexualidade na escola por meio da invenção do dispositivo da sexualidade, de um de seus deslocamentos - o dispositivo da transexualidade -, bem como a refletir sobre os agenciamentos biopolíticos da instituição escolar com vistas ao controle e ao governamento dos corpos e subjetividades trav e trans. Problematiza a utilização do nome social por travestis e transexuais nas escolas, por um lado vista como uma conquista e, por outro, como uma estratégia biopolítica de governo e controle dos corpos e subjetividades dessas/es personagens. Apresenta, ainda, uma provocação em relação às possibilidades de escape dos agenciamentos biopolíticos da escola.
  • Editor: Fundação Carlos Chagas
  • Idioma: Português;Inglês

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