skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Curiosidades e objetos epistêmicos: análise de interações em aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais

Viana, Gabriela Rossi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-09-14

Acesso online

  • Título:
    Curiosidades e objetos epistêmicos: análise de interações em aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais
  • Autor: Viana, Gabriela Rossi
  • Orientador: Roberto, Lúcia Helena Sasseron
  • Assuntos: Curiosidade; Ensino De Ciências Por Investigação; Ensino Fundamental; Objeto Epistêmico; Curiosity; Elementary School; Epistemic Objects; Inquiry-Based Science Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nesta pesquisa, buscamos compreender como as curiosidades são mobilizadas no trabalho com objetos epistêmicos em aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando as discussões da área de pesquisa em Ensino de Ciências, que abordam o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes (AC) a partir do ensino por investigação (EI), utilizamos pressupostos freireanos sobre a importância de uma educação da pergunta, que estimule e reforce a curiosidade para alcance de uma formação crítica. Nossos dados retratam atividades que fizeram parte de um projeto envolvendo estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental que investigaram e buscaram verificar a hipótese da transformação de lagartas em borboletas. Durante as atividades ocorridas, identificamos que as curiosidades puderam ser mobilizadas a partir de três situações complementares envolvendo objetos colocados em investigação: (1) surgimento da curiosidade, (2) externalização da curiosidade, e (3) tratativa para com a curiosidade externalizada. Cada uma dessas situações proporcionou diferentes formas de lidar com as curiosidades manifestadas no trabalho com objetos epistêmicos e abriram possibilidades para o alcance de uma educação crítica, envolvendo os estudantes em ações compatíveis com práticas científicas para compreensão de fenômenos que os cercam.
  • DOI: 10.11606/D.48.2023.tde-23102023-164000
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-09-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.