skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
O hálito das palavras: ciências (multi)naturais contra o preconceito
Souza, Vitor Fabricio Machado
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-10-22
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O hálito das palavras: ciências (multi)naturais contra o preconceito
Autor:
Souza, Vitor Fabricio Machado
Orientador:
Oliveira, Cristiane Coppe de
Assuntos:
Ciências Naturais
;
Educação
;
Ensino De Ciências
;
Preconceito
;
Povos Indígenas
;
Prejudice
;
Natural Sciences
;
Indigenous Peoples
;
Education
;
Science Teaching
Descrição:
Sendo a finalidade a coisa mais importante de todas, a finalidade deste trabalho foi de encontrar formas pelas quais as aulas de ciências naturais pudessem contribuir para mini- mizar o preconceito contra os povos indígenas. Como as palavras são hálitos que se perdem no ar depois de ditas, estas de aqui tendem mais a aprender com o ar. Neste percurso de aprendizado, os conhecimentos dos povos indígenas, das pensadoras e pensadores sobre a colonialidade e da prática de sala de aula formam o receituário testado, errante e deglu- tido do que se pretendeu. Ao longo deste caminho a ciência fora redefinida e expandida, tal qual os papeis da docência e da maneira de se pesquisar a docência. Há, ao fim, uma série de ações que professores e professoras de ciências podem experimentar, mas elas são mais frutos do que árvores. E mais importante que isso é nutrir-se, estabelecer relações com as coisas humanas e não-humanas e, a partir destas relações, sorver as diferenças.
DOI:
10.11606/T.48.2020.tde-03122020-131308
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2020-10-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript