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A construção do estereótipo positivo do estudante nipo-brasileiro

Mori, Robson Hideki

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-12-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A construção do estereótipo positivo do estudante nipo-brasileiro
  • Autor: Mori, Robson Hideki
  • Orientador: Okamoto, Monica Setuyo
  • Assuntos: Estereótipo Positivo; Estudante Nipo-Brasileiro; Minoria Modelo; Japanese-Brazilian Student; Model Minority; Positive Stereotype
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A naturalização do bom desempenho educacional de estudantes nipo-brasileiros integra o imaginário nacional. Haja vista a associação direta, propomos identificar como o estereótipo positivo foi construído, consolidado e perpetuado. A hipótese é de que a expectativa gerada pelo estereótipo foi criada junto à narrativa de minoria modelo, em um contexto de suposta democracia racial no Brasil, e reforçada tanto por descendentes como não descendentes. A consolidação do estereótipo será averiguada pela exposição da representação que se faz do estudante nipo-brasileiro em obras celebrativas da imigração japonesa e nos jornais impressos, do período posterior à Segunda Guerra Mundial até o início do século XXI (década de 1970 a 2010). Entendemos que o estereótipo positivo influencia negativamente a construção identitária de parcela dos estudantes nipo-brasileiros que podem não atender à expectativa criada. O contraditório efeito do estereótipo sobre o perfil específico de estudante reflete a condição paradoxal de nipo-brasileiros no contexto das relações étnico-raciais do país: são indivíduos, ao mesmo tempo, temidos (perigo amarelo) e admirados (minoria modelo). Entender a construção, a consolidação e a perpetuação do estereótipo nas contínuas gerações de estudantes nipo-brasileiros nos faz questionar a interpretação, empreendida pelo senso comum, de grupo étnico-racial homogêneo e exemplar. Ademais, a reflexão do estereótipo de nipo-brasileiros colabora para o debate sobre a formação da identidade nacional e, derradeiramente, para necessária crítica à suposta democracia racial presente no país.
  • DOI: 10.11606/D.8.2022.tde-28022023-185124
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-12-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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