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Governança de dados em organizações brasileiras: uma avaliação comparativa entre os benefícios previstos na literatura e os obtidos pelas organizações

Barata, André Montoia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2015-06-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Governança de dados em organizações brasileiras: uma avaliação comparativa entre os benefícios previstos na literatura e os obtidos pelas organizações
  • Autor: Barata, André Montoia
  • Orientador: Prado, Edmir Parada Vasques
  • Assuntos: Frameworks De Gestão; Governança De Dados; Governança De Ti; Data Governance; It Governance; Management Frameworks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Governança de TI (GTI) tem um papel fundamental na realização do alinhamento da TI com o negócio das organizações, potencializando os processos de TI juntamente com os objetivos do negócio. Alinhar a TI ao negócio da organização é fundamental, porém é necessário também garantir o alinhamento da GTI com a Governança de Dados (GD). A GD é responsável pelo controle e gestão dos dados da organização, possibilitando a transformação de dados em informações para a tomada de decisões estratégicas. Possuir uma GTI alinhada a GD propicia um melhor desempenho para as organizações, que precisam de informações corretas em tempo hábil para a tomada de decisões. Para colaborar com este alinhamento existem os frameworks de boas práticas de gestão, que auxiliam as organizações a implantar esta governança. Este trabalho teve como objetivo identificar os processos e frameworks de GD implantados em organizações brasileiras e comparar os benefícios obtidos na implantação com os propostos pela literatura. O trabalho exploratório e qualitativo proporcionou a realização de estudos de casos em três organizações brasileiras de grande porte que implantaram ou estão em processo de implantação dos processos de GD. Os estudos de casos foram realizados com duas visões diferentes: a consultoria que implantou a GD e a organização que contratou a consultoria. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e técnicas de análise de conteúdo foram aplicadas nos dados coletados. Como resultado identificou-se que para as organizações estudadas o nível de implantação dos processos de GD foi médio, entretanto o grau de obtenção dos benefícios foi alto. Isso ocorre devido à carência de GD que se encontram as organizações estudadas, bem como a grande melhoria e benefícios identificados pelos entrevistados, mesmo com uma implantação parcial da GD.
  • DOI: 10.11606/D.100.2015.tde-28072015-215618
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2015-06-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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