skip to main content

Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem

Freller, Cintia Copit

Psicologia USP, 1999, Vol.10 (2), p.189-203 [Periódico revisado por pares]

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem
  • Autor: Freller, Cintia Copit
  • Assuntos: Aprendizagem ; Crianças ; Criatividade. Ensino público ; Fracasso escolar ; Interação professor-aluno ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Winnicott, Donald W
  • É parte de: Psicologia USP, 1999, Vol.10 (2), p.189-203
  • Descrição: Os mecanismos sociais e as práticas educativas produtoras das dificuldades escolares enfrentadas por crianças pobres no Brasil têm sido minuciosamente estudados nas últimas décadas. A partir de observações de cenas escolares e de entrevistas com professores notamos um crescente processo de "coisificação" do professor e do aluno. Quando estes estão destituídos do que lhes é mais pessoal e significativo como seu estilo, ritmo e valores, participam do ritual educativo de forma mecânica, repetitiva e submissa. Refletimos sobre o papel do psicólogo enquanto profissional que pode resgatar, reconhecer e valorizar o indivíduo humano, sua necessidade de se comunicar (ensinar e aprender) e seu potencial para isso, participando da recriação da cultura escolar de forma inovadora e singular.
  • Editor: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.