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Gráficos como representações visuais relevantes no processo ensino-aprendizagem: uma análise de livros didáticos de Química do Ensino Médio

Nass, Daniel Perdigão

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2008-06-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gráficos como representações visuais relevantes no processo ensino-aprendizagem: uma análise de livros didáticos de Química do Ensino Médio
  • Autor: Nass, Daniel Perdigão
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Ensino Médio; Gráficos; Livros Didáticos; Graphs; High School; Textbooks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O uso de representações visuais constitui parte fundamental da prática de ensino de Ciências. Vários pesquisadores constatam que tais representações desempenham papel pedagógico essencial no processo ensino-aprendizagem das disciplinas científicas. Desta forma, surpreende notar que pouco se tenha investigado sobre o uso e o papel dessas representações no ensino-aprendizagem de Química. Diante deste quadro, a presente dissertação analisa uma forma de representação visual, o gráfico cartesiano, existente em livros didáticos de Química destinados ao nível Médio de ensino. Buscamos conhecer a prevalência, a função, a estrutura e a relação dos gráficos com os textos nos quis se encontram inseridos. As categorias de classificação destes gráficos, algumas originais, foram definidas em concordância com o marco teórico da Semiótica Social, área da Semiótica que considera, além do estudo intrínseco dos sinais, a sua inter-relação com as interações sociais, políticas e culturais. Foram também utilizados conhecimentos advindos da área de Educação em Ciências e da Ciência como prática social. Analisamos, também, qualitativamente, gráficos de alguns dos temas mais ricos neste tipo de representação não-verbal. Nossa análise concluiu que muitos dos gráficos apresentam deficiências estruturais, e que a sua relação com o texto não é suficientemente estabelecida, de modo que estes gráficos tendem a não ser adequadamente interpretados pelos alunos.
  • DOI: 10.11606/D.75.2008.tde-11092008-151037
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2008-06-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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