skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil

Alves, Francisco Regis Vieira

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2020-10, Vol.15 (4), p.1903-1918 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil
  • Autor: Alves, Francisco Regis Vieira
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Didática profissional ; Ensino ; Formação de professores ; Learning ; Learning Processes ; Obstáculos ; Organic Chemistry ; Teacher Improvement ; Teaching
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2020-10, Vol.15 (4), p.1903-1918
  • Descrição: A corrente francesa da Didática Profissional (DP), cuja emergência no contexto europeu ocorreu ao final dos anos 90, possibilita a introdução de um ponto de vista importante de compreensão da atividade do professor, sobretudo, tendo em vista o interesse declarado pelos processos de aprendizagem derivado do e no trabalho. De modo particular, o presente trabalho direciona atenção ao professor atuante no ensino de disciplinas específicas (Matemática, Física, Química e Biologia), e que determinam um extenso campo epistêmico, marcadamente científico e técnico, entretanto, determinados fenômenos ultrapassam os condicionantes intrínsecos de cada disciplina. Dessa forma, por intermédio, por exemplo, das noções de concepções pragmáticas e dos obstáculos profissionais, o trabalho acentua uma reflexão teórica imprescindível para a formação de professores, quer sejam profissionais iniciantes ou experientes, diante da execução de tarefas especializadas no interior do sistema de ensino. Por fim, o trabalho proporciona objetivarmos uma extensão natural de determinadas noções, de natureza cognitivista, visando compreender os processos de aprendizagem decorrentes da atividade docente.
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.