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Treinamento dos agentes comunitários de saúde do programa saúde da familia na área de saúde auditiva infantil

Kátia de Freitas Alvarenga Tatiana Mendes de Melo; Maria Cecília Bevilacqua; Maria Angelina Martinez; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Encontro Internacional de Audiologia (22. 2007 Natal)

Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2007

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2007

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  • Título:
    Treinamento dos agentes comunitários de saúde do programa saúde da familia na área de saúde auditiva infantil
  • Autor: Kátia de Freitas Alvarenga
  • Tatiana Mendes de Melo; Maria Cecília Bevilacqua; Maria Angelina Martinez; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Encontro Internacional de Audiologia (22. 2007 Natal)
  • Assuntos: SAÚDE DA FAMÍLIA; PERCEPÇÃO AUDITIVA; CRIANÇAS
  • É parte de: Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 217
  • Descrição: Introdução: A deficiência auditiva (DA) na infância é um problema de saúde pública tanto pelo impacto da privação sensorial no desenvolvimento infantil, como pela sua incidência. Existe uma ampla discussão sobre as evidências científicas dos Programas de Triagem Auditiva Neonatal (TAN), posto que a principal delas se dá pelo fato de que muitos programas não estão inseridos em programas de saúde auditiva neonatal. Logo, é necessária a criação de estratégias que amplie a identificação e detecção precoce da DA em todos os níveis de atenção à saúde, e não apenas nas TAN, criando assim uma rede de identificação, diagnóstico, intervenção, orientação e apoio às famílias. O Programa Saúde da Família (PSF) representa um modelo de saúde centrado na promoção e prevenção das doenças, tendo o agente comunitário de saúde (ACS) como o vínculo mais forte entre o sistema de saúde e a comunidade. A proposta do PSF vem ao encontro dos Programas de Saúde Auditiva Infantil, que apontam a importância do acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem das crianças durante a 1ª infância, para a identificação e detecção precoce da DA. Para que os ACS possam atuar como identificadores de perdas auditivas eles necessitam de informações específicas sobre Saúde Auditiva Infantil, uma vez que este tema não é abordado na capacitação destes profissionais. Objetivo: Descrever um programa de treinamento de ACS sobre Saúde Auditiva Infantil. Metodologia: O treinamento foi
    realizado em um encontro de 8 horas, com o material adaptado para a Língua Portuguesa do WORLD HEALTH ORGANIZATION: primary ear and hearing care training resource. Genebra, WHO Press, 2006, com os seguintes temas: importância e desenvolvimento da audição, fala e linguagem em crianças ouvintes; definição da deficiência auditiva bem como suas possíveis etiologias; conseqüências da deficiência auditiva; discussão de casos para a diferenciação de crianças ouvintes ) definição da deficiência auditiva bem como suas possíveis etiologias; conseqüências da deficiência auditiva; discussão de casos para a diferenciação de crianças ouvintes e crianças deficientes auditivas nas diferentes faixas etárias e as opções de tratamento para reduzir o impacto da deficiência auditiva. Foi aplicado um questionário pré e pós treinamento com o conteúdo abordado. Resultados: Houve 100% de participação dos ACS, sendo que a análise comparativa entre os questionários pré e pós-treinamento mostrou que houve assimilação do conteúdo. A aceitação da dinâmica foi positiva, visto que os ACS mostraram-se bastante interessados durante o treinamento, interagindo com os palestrantes do treinamento, dando modelos de situações vividas em suas rotinas e realizando perguntas que auxiliariam em casos que eram atendidos em suas visitas domiciliares. Conclusão: Pôde-se perceber que tais profissionais da saúde têm interesse em ter maior conhecimento sobre a audição na população infantil e a aceitação da
    dinâmica e o material foram satisfatórios
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: res. 1372.
  • Idioma: Português

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