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Abordagem intelectual de meninos agressivos através do Rorschach

Maria Abigail de Souza Maria Isabel Soldatelli; Ana Rita Lopes

Mudanças: Psicoterapia e Estudos Psicossociais São Paulo v. 7, n. 11, p. 11-27, 1999

São Paulo 1999

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=SMariaa/13) )(Acessar)

  • Título:
    Abordagem intelectual de meninos agressivos através do Rorschach
  • Autor: Maria Abigail de Souza
  • Maria Isabel Soldatelli; Ana Rita Lopes
  • Assuntos: CRIANCA (SOCIOLOGIA); TRAÇOS DE PERSONALIDADE
  • É parte de: Mudanças: Psicoterapia e Estudos Psicossociais São Paulo v. 7, n. 11, p. 11-27, 1999
  • Descrição: Este trabalho é parte de pesquisa mais ampla, a qual objetiva prevenir que crianças agressivas e não adaptadas ao ambiente escolar, tornem-se jovens ou adultos transgressores. No presente estudo, investigou-se o funcionamento intelectual de meninos agressivos, comparando sua produção no Rorschach com a avaliação dos educadores sobre o desempenho escolar dos meninos. Foram atendidas 20 crianças do sexo masculino, de 9 a 11 anos de idade, em escolas públicas, em situação de Psicodiagnóstico. O desempenho apontado como insatisfatório nas entrevistas dos educadores, encontrou paralelo em um fator do Rorschach (F+), ao se considerar diversos fatores decorrentes da abordagem intelectual - como o nível de elaboração de G, G%, G+%, D%, Dd%, F%, F+%. no de K maiores e k menores, no de Ban e A% - evidenciando-se, em geral neste grupo, um bom potencial intelectivo. Tornou-se possível concluir que estes meninos agressivos manifestam dificuldades afetivas sob forma de intensa angústia, da qual procuram fugir através do "recurso à fantasia" e de outras defesas, mencionadas por Rausch de Traubenberg. Tal quadro coaduna-se com observações kleinianas sobre a inibição intelectual decorrente de problemas no desenvolvimento emocional
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: p. 11-27.
  • Idioma: Português

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