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Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores

Silva, João Rodrigo Santos Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2013-03-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores
  • Autor: Silva, João Rodrigo Santos Da
  • Orientador: Sano, Paulo Takeo
  • Assuntos: Ensino De Botânica; Ensino Superior; Prática Docente; Botany'S Teaching; Higher Education; Teaching Practice
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A formação dos professores universitários e sua prática em sala de aula têm chamado a atenção de muitos pesquisadores nos últimos tempos. O que se sabe é que não existe um modelo que atenda a essa formação, visto que o professor é contratado em uma Universidade em virtude de suas qualidades como pesquisador e do seu domínio sobre uma área específica de conhecimento. Este saber é um dos únicos avaliados na entrada do docente na Universidade; logo, é importante se conhecer e entender a prática deste docente como professor e como este constrói a sua identidade profissional. Neste trabalho foi observada, durante três anos, a prática docente de 15 professores de três Universidades brasileiras e uma portuguesa. Além disso, os professores foram entrevistados após as observações. A entrevista abordou sobre o papel do docente, o ensino, a prática em sala de aula, o planejamento e o currículo na formação dos estudantes. O objetivo foi conhecer e descrever as concepções dos professores de botânica sobre o ensino e a formação de professores de biologia, além de traçar os fatores que constroem a identidade do profissional. Nesse trabalho, foi observado que os professores valorizam o conhecimento científico, e, toda a sua prática em sala de aula, gira em torno da transmissão de informação e da formação do profissional. Os professores planejam o ensino a partir do conhecimento científico e na sua importância para a formação do biólogo, não existindo uma preocupação declarada com a formação dos professores de biologia. Algumas características foram comuns nos docentes como: a aula prática demonstrativa confirmando o que foi dito na teórica, modelo aos quais foram submetidos quando estudantes; um ensino tradicional; e o pouco conhecimento pedagógico sobre a prática docente. Contudo, a maioria dos docentes apresentou alguma inovação na prática de ensino, seja pela contextualização do conhecimento, seja pela inserção de alguma atividade, seja pela prática dialogada, tentando superar esse modelo. Com base nos resultados, chega-se à conclusão de que os docentes universitários deveriam participar de uma formação continuada, principalmente sobre a prática docente. Para isso, é necessário que as Universidades e os docentes se conscientizem da importância de adquirir os conhecimentos pedagógicos que os auxiliem a ter uma prática mais reflexiva, tornando-os, assim, críticos da prática atual e para poderem, enfim, reconstruir a sua identidade profissional
  • DOI: 10.11606/T.41.2013.tde-22072013-085700
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Data de criação/publicação: 2013-03-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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