skip to main content

A experiência das mulheres que sofreram aborto espontâneo uma revisão da literatura

Megumi Takimoto Dulce Maria Rosa Gualda; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (16. 5-7 dez. 2012 São Paulo); Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica sobre o Ensino de Graduação (1. 5-7 dez. 2012 São Paulo)

Resumos São Paulo, 2012

São Paulo 2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (GUALDA, D. M. R. doc 69 )(Acessar)

  • Título:
    A experiência das mulheres que sofreram aborto espontâneo uma revisão da literatura
  • Autor: Megumi Takimoto
  • Dulce Maria Rosa Gualda; Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP (16. 5-7 dez. 2012 São Paulo); Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica sobre o Ensino de Graduação (1. 5-7 dez. 2012 São Paulo)
  • Assuntos: ABORTO ESPONTÂNEO; SAÚDE DA MULHER; GRAVIDEZ
  • É parte de: Resumos São Paulo, 2012
  • Notas: Online
  • Descrição: O aborto espontâneo pode trazer consequências marcantes que influenciam a qualidade de vida das mulheres, pois, a gestação traz a perspectiva de se tornar mãe, além de mudanças no âmbito familiar. O objetivo deste estudo é compreender, por meio dos trabalhos disponíveis na literatura, o conhecimento e a experiência das mulheres sobre o aborto espontâneo. Optou-se pelo método da metassíntese, que permite o desenvolvimento de revisões sistemáticas de estudos qualitativos. As categorias encontradas foram: Causas relatadas para o abortamento; manifestação física do abortamento; aspectos psicológicos, suporte social e profissional e questões culturais. Nos temas “Causas relatadas para o abortamento”, e “Manifestação física do abortamento” foram abordados os relatos de sinais, sintomas, e possíveis causas do abortamento, segundo a visão das entrevistadas. A categoria “Aspectos Psicológicos” abrangeu os sentimentos relatados pelas mulheres em relação ao aborto espontâneo, os quais são: tristeza, esperança, lembrança/saudade e culpa. Este categoria evidenciou a multiplicidade de sentimentos relacionados e a importância do profissional de saúde ter conhecimento e estar sensibilizado a essas questões para prestar um cuidado de qualidade. No tema “Suporte Social e Profissional” as narrativas das mulheres demonstravam a importância e o significado que a rede de amigos e familiares, além do cuidado humanizado de profissionais de saúde, tem durante o processo de perda vivenciado. E por fim, na categoria “Questões Culturais” foram abordados os aspectos da religião que ajudam as mulheres a superarem este momento. O estudo evidenciou uma lacuna no conhecimento sobre o tema e permitiu uma compreensão dos sentimentos e da experiência da mulher e demanda um olhar humanizado no cuidado.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: Resumo.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.